Siufi propõe isenção de estacionamento rotativo para renais crônicos

quinta-feira, 16 de março de 2017
Por: Heloíse Gimenes e Juliana Turatti   Foto: Victor Chileno 
O deputado apresentou três projetos de lei na sessão de hoje

Na sessão desta quinta-feira (16/3), o deputado Dr. Paulo Siufi (PMDB) apresentou Projeto de Lei que dispõe sobre a isenção do pagamento de estacionamento rotativo para as pessoas com insuficiência renal crônica. “O objetivo é atender os pacientes que necessitam submeter a hemodiálise, que é um tratamento permanente, no qual ficam conectados nas máquinas por quatro horas, no mínimo três vezes por semana, não podendo sair para inserir os créditos nos parquímetros”, justifica o parlamentar.

O projeto determina que o paciente receba um cartão ou adesivo para a utilização das vagas isentas. A identificação contará com o cadastramento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “É uma forma de eliminar mais um problema enfrentado pelos renais crônicos, que já se sentem tão fragilizados devido ao tratamento”.

Vacinação

Siufi apresentou ainda dois projetos que garantem imunização. Pelas propostas, trabalhadores de centros comerciais populares e feirantes podem receber vacinas gratuitas contra a gripe H1N1 em Mato Grosso do Sul. Os projetos visam instituir o Programa Estadual de Vacinação aos dois grupos. 

"Estes profissionais possuem alto risco de contágio de doenças, devido ao grande fluxo de pessoas que passam diariamente no local, ficando expostos a todos os tipos de doença", afirmou o parlamentar. 

Os projetos esclarecem ainda que para comprovação os trabalhadores contemplados precisam apresentar alvarás de funcionamento ou carteiras ligadas aos sindicatos e associações.

*Matéria editada às 16h

 



Permitida a reprodução, desde que contenha a assinatura "Agência ALMS".
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato "Nome do fotógrafo/ALMS".