Simplicidade, inspiração e amor pelo Estado definem o homenageado da noite

Imagem: Sessão solene foi realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, nesta segunda-feira
Sessão solene foi realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, nesta segunda-feira
26/06/2017 - 23:49 Por: Juliana Turatti    Foto: Victor Chileno

Em noite de festiva, a Assembleia Legislativa realizou a sessão solene em comemoração aos 100 anos de Wilson Barbosa Martins. A homenagem foi proposição do deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB), em conjunto com o Instituto Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS) e a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

“A mais forte contribuição do Wilson foi ajudar na volta da democracia, um homem que lutou plenamente pela democracia deste país, que foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro. Teve seus direitos políticos cassados, voltou na política e fez história em todos os cargos políticos que ocupou. Doutor Wilson deixou sua marca, seu legado de honestidade, trabalho e principalmente de amor por Mato Grosso do Sul”, exaltou o propositor da solenidade.

Para o presidente do IHGMS, Paulo Eduardo Cabral, é uma honra poder homenagear e falar do Doutor Wilson. “É uma honrosa missão falar do nosso colega do Instituto ‘Wilson’. Ele tem muito amor por sua terra, por sua gente e é reconhecido por esse amor que ele sempre demonstrou”, afirmou.

“Bendito o Mato Grosso do Sul que tem o Wilson Martins Barbosa. Seu primeiro altar foi o colo de sua mãe, sua primeira igreja a advocacia e seu primeiro céu a política. Cem anos são poucos para toda a história que ele representa”, destacou em seu discurso o presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Reginaldo Alves de Araújo.

O presidente do Poder Legislativo Estadual, deputado Junior Mochi (PMDB), ressaltou a importância do homenageado para o Estado. “Wilson nunca escolheu a sombra ou o sol nos caminhos. Trilhou sempre o caminho da democracia e da liberdade. Fortaleceu o sindicalismo, ainda que isso representasse fortalecer adversários. Superou divergências históricas para construir alianças, criando um ambiente de unidade que atraiu investimentos e lançou bases da diversificação da nossa economia. Por tudo isso e muito mais que reconhecemos como referência da nossa vida política e celebramos a vida de Wilson Martins que chega aos 100 anos", agradeceu o parlamentar.

“Ele viveu a história e também é um homem que fez história. Doutor Wilson, homens como o senhor são nossos exemplos para toda sociedade”, confessou a senadora Simone Tebet (PMDB). E a subsecretária de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini (PMDB), ainda complementou. “Simplicidade em sua maneira de ser e agir. Ele nos inspira e nós precisamos de mais Wilson´s por aí”.

A neta de Wilson Barbosa Martins, Fabiana Martins Jallad, falou da emoção de celebrar os 100 anos do avô e de seu amor e admiração por ele. “A minha maior emoção é que ele hoje concretiza um sonho, que era chegar aos 100 anos de idade. Apesar de toda a fragilidade da saúde dele, ele está lúcido e entendendo tudo isso que está sendo celebrado. Este momento é uma emoção muito grande mesmo, não tem como não se emocionar. Nós aprendemos com ele que o que vale na vida é a humildade, são os amigos. A personalidade Wilson pra mim é longe do que eu tenho do ser humano Wilson, ele é um dos meus grandes amores”, emocionada contou Fabiana.

Já a filha Thaís Martins relembrou várias histórias da vida do pai Wilson e também reforçou suas qualidades. “Quero destacar a capacidade do meu pai em construir com poucos recursos, da sua determinação de caminhar em direção aos seus objetivos e de saber superar os obstáculos sem se perder no mar da vida. Mas não posso deixar de falar do orgulho que ele tem de sua filha Celina Martins Jallad, parlamentar nesta Casa de Leis por quatro legislaturas. E ainda dizer que enxergo lá no céu, agora enquanto aqui festejamos minha mãe e minha irmã juntas também festejando este momento. Temos festas aqui na terra e no céu”, considerou Thaís.           

A Casa de Leis presentou a família do homenageado com um dvd com vídeo elaborado pela TV Educativa na década de 80 com Wilson Barbosa Martins e ainda foi entregue uma réplica do guerreiro guaicuru. Participaram também da solenidade os deputados estaduais: Marcio Fernandes (PMDB), Renato Câmara (PMDB) e Onevan de Matos (PSDB), os deputados federais: Carlos Marun (PMDB) e Geraldo Resende (PSDB) e os senadores Waldemir Moka (PMDB) e Pedro Chaves (PSC). E ainda estavam presentes na cerimônia o secretário de Estado de Fazenda, Marcio Monteiro e o desembargador Eduardo Contar.

História - Wilson Barbosa nasceu no dia 21 de junho de 1917 na Fazenda São Pedro, região de Vacaria, que pertenceu a Campo Grande e que atualmente faz parte do município de Rio Brilhante. Formou-se em direito na Faculdade do Largo de São Francisco em São Paulo. Em 1946 exerceu o cargo de secretário geral da Prefeitura de Campo Grande, na administração do prefeito Fernando Corrêa da Costa. Em 1958 foi eleito prefeito da capital, substituindo Marcílio de Oliveira Lima. Filiado ao partido da União Democrática Nacional (UDN), foi eleito deputado federal por Mato Grosso do Sul em 1963. Foi reeleito em 1966 e cassado pelo Ato institucional número cinco em 1969, tendo seus direitos políticos suspensos por dez anos.

Em 1979 foi eleito o primeiro presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, e neste mesmo ano recuperou seus direitos políticos e em 1982 retornou elegendo-se governador do Estado, o primeiro eleito pelo voto direto a governar Mato Grosso do Sul. Antes de concluir seu mandato de governador, disputou uma cadeira no Senado e integrou a Comissão de Sistematização da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Carta Magna do país. Na eleição de outubro de 1994 foi novamente eleito governador, pelo PMDB. Em 2010 publicou o livro ‘Memória - Janela da História’, a obra além de narrar a sua trajetória pessoal, retrata episódios importantes da história de Campo Grande, de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Wilson Barbosa Martins casou-se com Nelly Martins, com quem teve três filhos: Nelson, Thaís e Celina. Nelly faleceu em 2003 e sua filha Celina faleceu em 2011. Wilson tem oito netos, um deles já falecido José Eduardo Martins Jallad (Zedu, filho de Celina) e nove bisnetos. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.