Emoção e reconhecimento marcam homenagem aos profissionais da Segurança Pública

Imagem: Solenidade de entrega da Medalha Coronel PM Adib Massad
Solenidade de entrega da Medalha Coronel PM Adib Massad
09/11/2017 - 23:27 Por: Christiane Mesquita   Foto: Wagner Guimarães

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou nesta noite (9/11), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, no Auditório Germano Barros de Souza, a entrega da “Medalha Coronel PM Adib Massad”. A honraria foi proposta pelo deputado estadual Coronel David (PSC), para homenagear profissionais da área, pessoas ou entidades que tenham prestado relevantes serviços à Segurança Pública de Mato Grosso do Sul.

O deputado estadual Coronel David explicou o motivo de escolher o nome do Coronel Adib Massad para a medalha. “Na Assembleia eu sou um representante da Segurança Pública. Hoje não há ninguém melhor para representar todos aqueles que diariamente saem de suas casas, sem saber se vão voltar, para defender a sociedade. O coronel Adib tem uma folha de serviços prestados ao Estado. Em um momento muito difícil ele, com pouco homens compondo o Grupo de Operações de Fronteira [GOF], reestabeleceu a paz na fronteira, combateu com rigor os criminosos da época, portanto é o grande merecedor, além de ser o grande ícone da nossa instituição, da Polícia Militar, e também da Segurança Pública”, enfatizou David.

O Coronel PM Adib Massad falou da alegria em ser homenageado por aquele que ele considera como um filho. “É muito difícil a gente expressar tanta satisfação de receber hoje essa homenagem, fico muito feliz, agradeço a Deus por tudo e aos meus companheiros, meus superiores que confiaram em mim, me dando oportunidade de trabalhar, e aos meus comandados que foram todos honestos comigo, e me trouxeram até aqui. O ‘Davizinho’ era um garoto quando eu trabalhei na Polícia Militar, na época situada na Afonso Pena, eu o via descendo e subindo escada e escorregando pelo corrimão, para mim ele é como um filho que eu respeito muito”, ressaltou.

Homenageados - Receberam a medalha e o diploma de honra ao mérito o coronel PM Adib Massad, o inspetor de Polícia Civil (PC) Moacir Bianchi, o coronel PM Jofeli Paes de Carvalho, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa (Barbosinha) , o  3º sargento PM Antonio Messias da Silva, o 1º sargento PM Ilson Martins de Figueiredo, o 3º sargento PM Valter Caldeira de Souza, o sargento Fidelcino José Rodrigues (Baiano – in memorian), o delegado de Polícia Federal (PF) Edgar Paulo Marcon, o policial rodoviário federal (PRF) José Garcia Rosa Pires, o coronel do Corpo Militar de Bombeiros (BM) José Reis Pouso Salas, o delegado da PC Licinio Moreira de Almeida, o major PM Carlos Magno da Silva e o tenente coronel PM Ezequiel Martins dos Santos.

Também foram homenageados o coronel BM Esli Ricardo de Lima, o soldado PM Edmar Soares da Silva, o 3º sargento PM Aparecido Lima da Rocha, o major PM Guilherme Dantas Lopes, o delegado de PC Antonio Carlos Videira, o delegado de PC Pedro Espíndola Camargo, o major BM Leonardo Rodrigues Congro, o 1º sargento PM Adriano Cezar Rodrigues, o tenente coronel PM Wilson Sérgio Monari, o coronel BM Marcelo Fraiha, João Batista Pereira, o coronel PM Carlos Alberto David dos Santos (deputado Coronel David), o coronel PM Edilson Osnei Nazareth Duarte, o coronel PM Carlos de Santana Carneiro, Aud de Oliveira Chaves e o 2º sargento PM Egydio Acosta.

José Carlos Barbosa, secretário de Estado de Justiça e  Segurança Pública (Sejusp), foi escolhido para falar em nome dos agraciados com a honraria. “É uma satisfação estar aqui com os meus colegas deputados. Saúdo aqui ao coronel Massad que empresta o nome a essa condecoração que todos os homenageados desta noite aqui recebem com alegria. Ser homenageado pela Assembleia Legislativa já é uma grande distinção, pois os 24 parlamentares representam a síntese do sentimento da sociedade, e essa homenagem da Casa de Leis leva o nome de um mito, uma homenagem em vida e merecida pelo muito que ele fez e faz pelo Estado de Mato Grosso do Sul”, destacou o secretário.

Participaram do evento os deputados Felipe Orro (PSDB), 3° secretário da Casa de Leis, Renato Câmara (PMDB), Cabo Almi (PT), Eduardo Rocha (PMDB), Paulo Corrêa (PR), Dr. Paulo Siufi (PMDB), Lidio Lopes (PEN), Professor Rinaldo (PSDB), líder do governo na Assembleia Legislativa e Antonieta Amorim (PMDB).

História – Atualmente com 88 anos e uma lista extensa de serviços relevantes prestados à Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, o coronel da Reserva da PM Adib Massad foi o comandante por seis anos de um departamento que ele ajudou a criar, o Departamento de Operações de Fronteiras (DOF), que na época se chamava Grupo de Operações de Fronteira (GOF ). Também foi eleito em 1996, para o cargo de vereador em Dourados.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.