Beto Pereira premia alunos em concurso de redação

Imagem: Rodicleia Magalhães Silva, que ganhou em primeiro lugar e Georges Emannuel Carvalho em segundo
Rodicleia Magalhães Silva, que ganhou em primeiro lugar e Georges Emannuel Carvalho em segundo
18/12/2017 - 09:25 Por: Da Assessoria   Foto: André Maganha

O deputado estadual Beto Pereira (PSDB) entregou os prêmios do concurso Ipê de Redação, promovido pelo gabinete parlamentar para comemorar os 40 anos de Mato Grosso do Sul. Participaram do certame alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio de escolas públicas de todo o Estado. As redações foram analisadas e classificadas por uma banca de professores do curso de letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

O primeiro lugar ficou com a aluna Rodicleia Magalhães Silva, da Escola Municipal Vilma de Fátima Assis Barreto, de Terenos que recebeu pontuação 9,3 com a redação intitulada “A degradação no Estado do MS”. A vencedora ganhou um final de semana no Eco Resort Zagaia, em Bonito, com direito a acompanhante. “Estou muito feliz com o prêmio. É o resultado de muito esforço e também a orientação dos professores da nossa escola”, disse Rodicleia. 

Georges Emannuel Carvalho, também a da Escola Municipal Wilma de Fátima Assis Barreto, ficou com o segundo lugar com a redação “A sustentabilidade”, recebendo pontuação 9,2 da banca avaliadora. O aluno ganhou um laptop como prêmio, além de certificado de participação. 

Do município de Jardim, saiu a ganhadora do terceiro lugar. Adriellen Kamilla Aparecida Delmaschio, aluna da Escola Estadual Coronel Juvêncio, recebeu 9,1 com a redação “MS sustentável começando por você”. A vencedora recebeu um tablet como prêmio. “Esse concurso é um incentivo para todos nós alunos. É uma forma de nos superarmos cada vez mais. Estou contente por representar a minha escola e a minha cidade”, afirmou Adriellen. 

Naiély Armôa Jara, diretora da Escola Coronel Juvêncio destacou a importância de concursos como esses. “É muito importante iniciativa como essas para estimular a competitividade saudável entre os alunos. É gratificante para a escola ter sido premiado e isso mostra que nossos esforços estão valendo a pena e nossos alunos estão preparados para novos desafios, como e Enem”, ressaltou a diretora. 

O concurso - O Prêmio Ipê de redação foi criado para comemorar os 40 anos de Mato Grosso do Sul. O tema da redação foi “O que posso fazer para tornar mais sustentável o ambiente em que vivo para construir um Estado melhor para todos?” e promoveu uma reflexão em torno da responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente. “Além de reforçar a inclusão do assunto sustentabilidade nas escolas públicas, nosso objetivo foi estimular o debate sobre um tema tão importante para as futuras gerações”, afirmou Beto Pereira.

A comissão julgadora vai avaliou as redações levando em conta critérios técnicos e pedagógicos como conhecimento formal da língua portuguesa, compreensão correta do tema e sequencia e organização dos argumentos. Foram mais de 400 textos analisados e pontuados. “Eu acredito no poder transformador que a educação exerce em uma sociedade. Por isso, lançamos esse concurso, que incentivou a prática de produção de textos entre alunos das escolas publicas. Fico muito feliz em poder premiar esses alunos, que foram merecedores”, concluiu Beto.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.