Onevan discute com reitor detalhes finais para implantação de curso na UFMS de Naviraí

Onevan de Matos e Tereza Cristina durante reunião com reitor Marcelo Turine (UFMS)
22/01/2018 - 11:02 Por: Fernando Ortega – DRT/MS: 34   Foto: Victor Chileno

Deputada federal Tereza Cristina também participou da reunião e assegurou emenda para laboratórios

Assembleia Legislativa (22/01/18) – O deputado estadual Onevan de Matos (PSDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, manteve reunião, na manhã do último sábado, com o reitor da UFMS, Prof. Marcelo Augusto Santos Turine, discutindo os detalhes finais para a implantação do curso de “Arquitetura e Urbanismo” no campi de Naviraí da instituição.

A deputada federal Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, que tem se dedicado à implantação do curso junto ao Ministério da Educação e ao Governo Federal, também participou da reunião e reiterou o seu total apoio ao novo curso de graduação que será implantado.

Arquitetura e Urbanismo – Marcelo Turine explicou aos parlamentares que o Conselho Superior da UFMS – órgão de deliberação máxima da instituição – tem reunião ordinária agendada para o próximo mês de março, quando referendará a implantação do curso de “Arquitetura e Urbanismo” no campi de Naviraí – última fase para a criação do curso.

A expectativa da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, de acordo com a manifestação do reitor, é promover o primeiro processo seletivo (Enem e/ou vestibular) para o ingresso de acadêmicos no novo curso no início de 2019.

Laboratórios – Um dos principais desafios para a implantação do novo curso é a obtenção de recursos financeiros para a construção e equipagem dos laboratórios de ensino, pesquisa e extensão que são necessários – a estimativa é que sejam necessários, aproximadamente, R$ 10 milhões.

Tanto Onevan de Matos quanto Tereza Cristina já sinalizaram a destinação de emendas parlamentares individuais para os primeiros laboratórios do novo curso. Os deputados também buscarão apoio junto ao senador Waldemir Moka – outro parlamentar que tem trabalhado pela criação do curso – e diretamente ao Ministério da Educação.

“Estou absolutamente confiante que, muito brevemente, poderemos anunciar de forma oficial que o curso de “Arquitetura e Urbanismo” foi implantado no campi de Naviraí da UFMS. Esta grande conquista consolida, indubitavelmente, o município como polo regional de Educação Universitária”, comemorou o deputado estadual Onevan de Matos.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.