Líderes partidários comentam expectativas para Assembleia em 2018

Imagem: Líderes ressaltaram responsabilidade da Assembleia Legislativa
Líderes ressaltaram responsabilidade da Assembleia Legislativa
06/02/2018 - 11:00 Por: Paulo Radamés e Fernanda Kintschner   Foto: Wagner Guimarães

Na abertura da 4ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura do Parlamento Sul-mato-grossense, realizada na manhã desta terça-feira (6/2), no Plenário Júlio Maia, os deputados que atuam como líderes partidários comentaram as expectativas para os trabalhos da Casa em 2018. Eduardo Rocha (PMDB), líder do Bloco Parlamentar II (PMDB, PDT e PEN), iniciou as falas em um tom de otimismo. “O ano de 2017 foi um ano extremamente difícil para o Brasil e Mato Grosso do Sul, mas essa Casa de Leis cumpriu seu papel para manter o Estado em pé e com as contas em dia e acredito que neste ano a Assembleia e seus deputados saberão trabalhar para que seja melhor”, disse.

Pela liderança da oposição, o deputado líder do Partido dos Trabalhadores (PT), João Grandão, discursou destacando a responsabilidade da Bancada do PT nos trabalhos legislativos. “Nossa compreensão do que é fazer oposição responsável mostrou que em momento algum colocamos dificuldades para aprovar projetos que beneficiassem o povo. Por vezes geramos embates nessa Casa de Leis, ao discordar de pautas como a Reforma da Previdência, mas deixamos claro que são por questões institucionais e não pessoais, sempre com muito respeito”, ressaltou. Para 2018, Grandão disse que será um ano de muita luta. "Será possível corrigir alguns erros, debater sobre o desmonte de programas sociais e cortes, como na Agricultura Familiar e Assistência Social, para discutir arduamente a recuperação orçamentária, deixando de lado diferenças ideológicas e avançar em prol da democracia”, destacou.

Já o deputado Professor Rinaldo (PSDB), líder do Governo na Assembleia, destacou o equilíbrio nas contas públicas. “Quero dizer da importância das conquistas deste Parlamento, o que só foi possível graças a um espírito altruísta, pensando no Estado acima das posições ideológicas, privilegiando a harmonia com todas as Instituições e Poderes aqui presentes. Nesse quadro, o Executivo também deve ser lembrado, pois conseguimos, em um momento de grandes vicissitudes brasileiras, criar as condições necessárias para que o Estado pagasse em dia sua folha de servidores, alcançasse o melhor salário para os professores e fosse eleito o quarto melhor Estado no que tange à segurança pública”, declarou.

Por fim, Beto Pereira (PSDB) ocupou a tribuna para falar em nome do Bloco Parlamentar I (PSDB, PR, DEM, PSB e SD). “Nos últimos três anos fomos uma Assembleia atuante e parceira, que teve a maturidade e sabedoria para discutir e aprimorar junto ao Executivo matérias importantes. Não faltou carinho e tranquilidade deste plenário para avaliar projetos de todos os Poderes, assim como todas as comissões foram atuantes. Para este novo ano tenhamos responsabilidade do que é necessidade à população e desejo sucesso a todos parlamentares, governo e colaboradores”, finalizou.

Ao final da sessão, o presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB), solicitou aos deputados para que indicassem os nomes dos novos líderes de bancada para que na próxima sessão sejam formadas as novas composições das Comissões Permanentes da Casa.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.