Prevenção e combate à discriminação da mulher no trabalho é tema de projeto

Imagem: De autoria do deputado Renato Câmara, PL segue para apreciação da CCJR
De autoria do deputado Renato Câmara, PL segue para apreciação da CCJR
08/03/2018 - 11:13 Por: Christiane Mesquita e Juliana Turatti   Foto: Victor Chileno

O deputado estadual Renato Câmara (PMDB) apresentou na sessão ordinária desta quinta-feira (8/3) projeto de lei que institui regras de prevenção e combate à discriminação da mulher no ambiente de trabalho de empresas que contratam com o Poder Público Estadual. Segundo a proposta, haverá advertências nos procedimentos licitatórios realizados para contratações públicas com o Governo do Estado.

A advertência será dirigida às licitantes contratadas. Se houver detecção de condutas discriminatórias contra mulher no ambiente de trabalho, haverá infração apurável e punível na Lei 8.666/93. Não poderá então haver diferença salarial entre mulheres e homens ocupando o mesmo cargo, nem assédio moral ou sexual por parte do gênero masculino. Quem não obedecer a norma estará sujeito às penalidades legais de acordo com a gravidade da conduta apurada.

Os órgãos de fiscalização do ambiente de trabalho ou a Justiça de Trabalho serão responsáveis pelos processos de apuração, que serão iniciados com a prova de condenação com trânsito julgado administrativo ou judicial. Já a repercussão de conduta faltosa em relação aos contratos públicos existirá entre a data do fato e a da reabilitação do licitante em relação à trabalhadora, considerada esta como a reparação da irregularidade cometida. Após aprovação pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa de Leis, e regular tramitação, sendo aprovado em todas as votações, o projeto torna-se lei e entra em vigor na data de sua publicação.

O deputado estadual Renato Câmara explica os motivos da apresentação da matéria. “Este projeto visa prevenir e combater a discriminação da mulher no ambiente de trabalho, seja em relação às oportunidades salariais em condições equiparáveis ao mesmo trabalho realizado por pessoa do gênero masculino, seja em relação às condutas de assédio moral ou sexual, estabelecendo regras preventivas para que, já nas licitações realizadas pelo Governo do Estado, suas empresas públicas, autarquias e fundações, constem dos editais regras alertando os licitantes acerca da obrigatoriedade do respeito às trabalhadoras”, justificou.

Medalha - O parlamentar também apresentou o Projeto de Resolução (PR) 4/2018 que cria a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo em homenagem aos participantes e pioneiros dos clubes de Desbravadores do Mato Grosso do Sul. A honraria será para homenagear as pessoas físicas, que notoriamente são consideradas pioneiras, e que prestam relevantes serviços à comunidade por meio das ações dos clubes de Desbravadores.

“É uma oportunidade para reconhecer a importância dos trabalhos realizados voluntariamente pelos participantes que há diversos anos socorrendo a população quando em situações de calamidades e participando ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social”, destacou Câmara.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.