Troféu Celina Jallad será entregue nesta quarta-feira às mulheres que se destacaram em MS

Imagem: As proponentes da Sessão Solene são as deputadas Antonieta Amorim, Mara Caseiro e Grazielle Machado
As proponentes da Sessão Solene são as deputadas Antonieta Amorim, Mara Caseiro e Grazielle Machado
14/03/2018 - 10:18 Por: Christiane Mesquita   Foto: Victor Chileno

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza nesta quarta-feira (14/3) a entrega do Troféu Celina Jallad, instituído pela Resolução 03/2011. A honraria, que será concedida no Plenário Júlio Maia a partir das 19h30, comemora o Dia Internacional da Mulher e homenageia as personalidades femininas que se destacam no Estado. O evento é uma proposição das deputadas estaduais Antonieta Amorim (PMDB), Grazielle Machado (PR) e Mara Caseiro (PSDB).

Na solenidade de hoje serão mais de 20 mulheres homenageadas com o troféu que leva o nome da ex-deputada Celina Jallad.  Campo-grandense e filha do ex-governador Wilson Barbosa Martins e Nelly Martins, Celina Jallad se destacou no Legislativo Estadual por sua atuação em defesa dos direitos das sul-mato-grossenses.

Foi eleita em 1997 a primeira vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo na história do Parlamento. Também foi a primeira mulher em 30 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS) a ocupar o cargo como conselheira em 2010, falecendo em 28 de fevereiro do ano seguinte.

Resolução 03/2011 – Esta honraria é originária do Projeto de Resolução (PR) de autoria da deputada Dione Hashioka (PSDB), que instituiu a entrega anual do troféu Celina Jallad às mulheres homenageadas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. O objetivo do troféu é prestar uma homenagem a ex-deputada, destacando as mulheres guerreiras e que são exemplos em nosso Estado.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.