Projeto prevê conservação e uso racional da água em edifícios públicos

Imagem: A ideia é que o Estado realize um conjunto de ações que propicie a economia da água
A ideia é que o Estado realize um conjunto de ações que propicie a economia da água
22/03/2018 - 10:27 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Victor Chileno

O Estado de Mato Grosso do Sul poderá adotar em todos os empreendimentos, construídos ou reformados com recursos públicos, um sistema de instalação de sistemas de conservação e uso racional da água. É o que prevê Projeto de Lei apresentado na sessão desta quinta-feira (22/3), pela deputada estadual Antonieta Amorim (PMDB).

Segundo a parlamentar, a ideia é que o Estado realize um conjunto de ações que propicie a economia da água, além do combate ao desperdício. Os objetivos são o uso de fontes alternativas para captação e colaborar para que os prédios públicos do Estado tenham autossuficiência hídrica.

Os dispositivos de coletores das águas da chuva, assim como a canalização, deverão ser separados e incomunicáveis com as caixas de água potável. “Nos dias atuais, a escassez de recursos naturais vem alarmando a sociedade mundial, em especial a água que atingiu níveis críticos. Queremos que o Poder Executivo crie uma política de captação, armazenamento e aproveitamento, com a finalidade de suprir o abastecimento para o uso na irrigação de gramados e plantas, limpeza de pisos e pavimentos e descargas sanitárias”, explicou Antonieta.    

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.