No Dia Mundial da Água, Barbosinha apresenta dados para conscientização

Imagem: Deputado ressaltou importância da preservação dos recursos hídricos
Deputado ressaltou importância da preservação dos recursos hídricos
22/03/2018 - 12:53 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Victor Chileno

Em 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, um bem finito neste planeta, que merece nossa atenção e cuidado. Para tanto, o deputado estadual Barbosinha (PSB) subiu à tribuna durante sessão plenária para apresentar alguns dados para reflexão.

“A água se tornou cara, especialmente por conta das atividades econômicas e mudanças climáticas, por isso o combate ao desperdício deve nortear todas nossas ações. Segundo a ONU, quase 70% de toda água no mundo é utilizada para irrigação agrícola. Apenas 10% deste total seriam o suficiente para abastecer o dobro da população mundial. Porém o acesso à água limpa e saneamento básico não são para todos. Quase 700 milhões de pessoas no mundo não têm isso, especialmente nas áreas rurais. Cerca de 1,8 bilhão de pessoas bebem água contaminada”, lamentou Barbosinha, que já foi presidente da empresa pública estadual de abastecimento de águas e saneamento por sete anos.

Ainda segundo dados apresentados pelo parlamentar, 500 mil mortes por consequências de águas contaminadas acontecem todos os anos, mais do que o total da guerra na Síria, que em cinco anos já matou 400 mil pessoas. “A conservação da água e os investimentos na coleta de esgoto tem que ser prioridade. Crianças nascidas em países industrializados tendem a utilizar de 30 a 50 vezes mais água que as de países de terceiro mundo. A cada mil litros de água utilizados, outros 10 mil litros são poluídos em rios e nascentes. Então os esforços são necessários para a preservação desse bem. O Brasil tem um débito muito grande no que diz respeito ao tratamento de água”, ressaltou.

Para o deputado Cabo Almi (PT), ainda é preciso estender a preocupação com a possibilidade de outros países quererem ter acesso ao Aquífero Guarani, que abrange águas subterrâneas de oito estados do Brasil e outros três países. “Não sei se é mentira, mas tenho o receito da possibilidade de privatização do Aquífero Guarani. Se isso for verdade, da venda para países estrangeiros, me deixa muito triste, pois é um patrimônio brasileiro”, disse.

Barbosinha esclareceu que é notícia falsa e ressaltou que a reflexão vale também para agradecer os trabalhadores das empresas de água e saneamento do país, que ajudam na preservação dos recursos hídricos. O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) acrescentou que há a outra preocupação com o subsolo no Estado. “Com uma das maiores reservas hídricas do planeta também quero registrar a preocupação da possibilidade da exploração do gás xisto aqui, que tem uma técnica de perfuração que pode contaminar os rios e lençois freáticos. Não podemos deixar que isso aconteça”, disse o parlamentar que apresentou projeto sobre isso.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.