Dr. Paulo Siufi usa tribuna para ressaltar importância da classe farmacêutica no Estado

Imagem: Minha luta pela valorização do farmacêutico é incansável. Não vou descansar até conseguir
Minha luta pela valorização do farmacêutico é incansável. Não vou descansar até conseguir
19/04/2018 - 15:27 Por: Adriana Viana   Foto: Adriana Viana

O deputado estadual Dr. Paulo Siufi, presidente da Comissão Permanente de Saúde da Assembleia Legislativa, utilizou a tribuna durante a sessão plenária desta quinta-feira, 19, para ressaltar as atividades desenvolvidas pela classe dos profissionais farmacêuticos de Mato Grosso do Sul. O parlamentar elencou as leis e projetos de sua autoria que foram apresentados à Casa de Leis e que beneficiam os farmacêuticos e, assim, toda a população do Estado.

Dr. Paulo Siufi destacou a importância desses profissionais para a saúde da população e ressaltou o apoio à luta da categoria. “Muitas vezes vim a esta tribuna solicitar dignidade, valorização e respeito à classe farmacêutica. E me orgulho muito de ser chamado de médico-farmacêutico. Porque é uma categoria extremamente relevante e que merece todo o nosso respeito e reconhecimento. O profissional farmacêutico não pode fazer diagnóstico clínico, mas é a pessoa mais indicada para orientar com relação ao uso correto dos medicamentos e sua interação com outros remédios, pois estudou cinco anos pra isso”, ressaltou.

O parlamentar possui três leis estaduais que contemplam os farmacêuticos. A Lei 5.034/2017, que estabeleceu a suplência temporária dos profissionais que se afastarem por motivo de férias ou atestado médico, para que sempre haja a presença de um responsável farmacêutico nas farmácias localizadas nos hospitais e nas unidades básicas de saúde.

No início desta semana, duas outras leis de autoria do deputado foram publicadas no Diário Oficial. Outorgada na segunda-feira, 16, a Lei 5.180/18 obriga as farmácias, drogarias e unidades públicas a manterem recipientes para a coleta de medicamentos, cosméticos e insumos farmacêuticos vencidos, bem como a instituir uma política de informação sobre os riscos ambientais causados pelo descarte incorreto. “Conseguimos convencer o Governo do Estado sobre a necessidade dessa lei entrar em vigor, pois se trata de uma questão de saúde pública e ambiental”, justificou o deputado.

A terceira lei estadual, de número 5.183/18, estabelece diretrizes para a regulamentação dos serviços clínicos farmacêuticos, possibilitando que farmacêutico especializado em farmácia clínica oriente o seu cliente com relação ao receituário prescrito, sem alterar a prescrição médica, dando informações sobre a posologia e importância de segui-la à risca e sobre interações medicamentosas , efeitos colaterais ou adversos.

Outro tópico lembrado pelo parlamentar foi a busca pelo piso salarial dos profissionais farmacêuticos e farmacêuticos bioquímicos de Mato Grosso do Sul. “Minha luta  pela valorização do farmacêutico é incansável. Desde 2017, assim que entrei para esta Casa de Leis, estou à frente dessa luta e não vou descansar até conseguir”, apontou Dr. Paulo Siufi.

A presidente do Conselho Regional de Farmácia, Kelly Sloavec, a conselheira federal de Farmácia, Márcia Saldanha, e o vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia, Fábio José Basílio, estavam presentes à sessão de hoje.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.