ALMS promove audiência pública para combater exploração sexual infantil

Imagem: Deputado Herculano Borges (SD) é autor da lei que institui o Maio Laranja
Deputado Herculano Borges (SD) é autor da lei que institui o Maio Laranja
17/05/2018 - 14:00 Por: Paulo Radamés e Evellyn Abelha   Foto: Edemir Rodrigues do Nascimento Governo-MS

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul promove, nesta sexta-feira (18), a partir das 8h, audiência pública para discutir o abuso sexual infantil no Estado, tema da campanha Maio Laranja, lançada no início deste mês em evento realizado na Governadoria do Estado. A audiência é uma proposição do deputado Herculano Borges (SD) e acontece no Plenário Deputado Júlio Maia, na sede do Parlamento Estadual.

Durante seu pronunciamento na sessão ordinária de hoje (17), o parlamentar reforçou o convite à sociedade e autoridades públicas para participar do evento. “Acredito que com ações como essa nós iremos, juntos, reverter os números lamentáveis de abuso e exploração de jovens que temos hoje em nosso estado”, disse.

O parlamentar ainda destacou outras iniciativas que estão sendo realizadas em todo o Estado e os resultados obtidos até o momento. “A campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes está percorrendo as escolas com palestras, vídeos educativos e material informativo. Durante uma palestra no interior do MS, uma criança começou a chorar, após ser atendida ela revelou que sofria abusos e foi encaminhada para o apoio especializado. Além disso, delegados têm nos informado sobre a procura por denúncia contra abusadores”, contou.

Herculano Borges também comentou sobre a Operação Luz na Infância 2, contra a pornografia infantil, deflagrada nesta manhã em todo o país. “Têm mandados de prisão para pessoas aqui de Mato Grosso do Sul, tanto na capital como no interior. Por isso precisamos debater o assunto, promover a conscientização dos jovens e de toda a sociedade para que possamos evitar esse crime”, finalizou.

Irão compor a mesa de trabalhos, além do deputado proponente, o defensor público Eugênio Luiz Dameão, a juíza da Vara de Infância e Juventude e do Idoso de Campo Grande, Katy Braun do Prado, a representante do Conselho Federal de Direitos Humanos, Delasnieve Dáspet,a delegada de polícia Marília de Brito Martins e a secretária de educação municipal, Elza Fernandes Ortelhado. A audiência pública será aberta à imprensa e ao público. O Poder Legislativo fica no Palácio Guaicurus, na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, Bloco 9, no Parque dos Poderes.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.