Agenda: Audiências públicas sobre temas da área da saúde são destaques

Imagem: Diversos eventos movimentam a Casa de Leis na próxima semana
Diversos eventos movimentam a Casa de Leis na próxima semana
06/07/2018 - 10:24 Por: Christiane Mesquita   Foto: Victor Chileno

A Audiência Pública Gerenciamento dos Leitos Hospitalares abre a semana de 8 a 14 de julho da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O debate proposto pelo deputado estadual Dr. Paulo Siufi (MDB) será na próxima segunda-feira (9), a partir das 8h30, no Plenário Deputado Júlio Maia. O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook da ALMS. 

A partir das 14h30, também na segunda (9), a Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet realiza a sessão ordinária da 6ª edição do Projeto Parlamento Jovem, no Plenário Júlio Maia. O jovem Felipe Dib falará sobre “As três Leis Intocáveis da Liderança”. O objetivo do Parlamento Jovem é formar e promover a consciência política e a liderança entre os adolescentes.

O Parlamento Jovem tem a parceria da Secretaria de Estado de Educação (SED) e do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS). As eleições acontecem nas escolas públicas e privadas entre os alunos do 8º e 9ª anos do Ensino Fundamental, e 1º e 2º anos do Ensino. Os deputados estudantes, durante as sessões ordinárias, apresentam projetos que podem ser apadrinhados pelos deputados estaduais e tornarem-se leis.

Na quarta-feira (11), a partir das 14h30, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, acontece o debate sobre a saúde da população negra e as políticas públicas para o tratamento da anemia falciforme, proposto pelo deputado estadual João Grandão (PT), líder do partido na Casa de Leis. No evento haverá a palestra com a doutora Berenice Kikuchi, referência nacional no tratamento da anemia falciforme.O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook da ALMS. 

A audiência pública atende o pedido do Coletivo de Mulheres Negras Raimunda Luzia de Brito (CMNEGRAS/MS), e faz alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 25 de julho. “É preciso construir medidas para que essas pessoas tenham acesso ao tratamento, assistência, além do suporte aos familiares, e é preciso criar esse debate em Mato Grosso do Sul sobre essa doença”, explicou o deputado João Grandão.

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, predominante em negros, mas que também pode manifestar-se em brancos. Sua característica principal é uma alteração nos glóbulos vermelhos que perdem a forma arredondada e elástica, adquirindo o aspecto de uma foice (por isso o nome falciforme) e endurecem, dificultando a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos. As hemácias falciformes contêm a um tipo de hemoglobina, a “S”, que se cristaliza na falta de oxigênio, formando trombos que bloqueiam o fluxo de sangue, por não terem a maleabilidade da hemácia normal. Entre os seus principais sintomas estão fadiga intensa, dores articulares, palidez e icterícia, atraso no crescimento, problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais.

CCJR – Todas as quartas-feiras a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) se reúne a partir das 8h, no Plenarinho, para avaliar a constitucionalidade, legalidade, e juridicidade dos projetos que são enviados para a Casa de Leis por outros Poderes ou elaborados pelos parlamentares. Se aprovadas, as propostas são votadas em plenário e nas Comissões de Mérito que analisam os diferentes assuntos contidos nos projetos.

Sessões – Às terças, quartas e quintas-feiras acontecem as sessões plenárias a partir das 9h, no Plenário Deputado Júlio Maia. Todos os eventos da Casa de Leis são abertos ao público e à imprensa. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul é localizada na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, no Jardim Veraneio, Parque dos Poderes, Bloco 9.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.