Deputados devem votar três projetos na sessão ordinária desta terça-feira

Imagem: Deputados durante sessão ordinária
Deputados durante sessão ordinária
10/07/2018 - 07:00 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Victor Chileno

Os deputados estaduais devem votar, na sessão ordinária desta terça-feira (9), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o Projeto de Lei 29/2018. A matéria, que será analisada, em segunda discussão, instaura a Política Estadual de Empoderamento da Mulher. Também está prevista, em primeira votação, a apreciação do PL 115/2018, que cria o Dia Estadual dos Aventureiros, e do PL 118/2018, que proíbe, cursos de Ensino a Distância (EaD) de nível médio na saúde de saúde no Estado.

Conforme o Projeto de Lei 29/2018, de autoria da deputada Antonieta Amorim (MDB), a Política Estadual de Empoderamento da Mulher objetiva “fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo e a atuação conjunta entre os Poderes Públicos Estadual, Federal, Municipal e a Sociedade Civil.”

“Tomar ações de empoderamento feminino significa estimular mais igualdade salarial e de oportunidades no mercado de trabalho, proporcionar acesso igualitário à educação para ambos os gêneros, promover a educação familiar que represente a mulher não apenas como dona de casa ou sexo frágil, transmitir valores de dignidade e integridade feminina, entre outras medidas”, justifica a deputada.

Em primeira discussão, deve ser votado o Projeto de Lei  118/28, que dispõe sobre a proibição da formação profissional dos cursos de nível médio/técnico da área de saúde, na modalidade EaD, na sua totalidade. O autor da matéria, deputado Dr. Paulo Siufi (MDB), enfatiza que vem ocorrendo diversas audiências públicas em todo o País para discutir o assunto. Em Mato Grosso do Sul, a Assembleia Legislativa também promoveu reunião neste sentido.

Também está prevista a votação, em primeira discussão, do Projeto de Lei 115/2018, de autoria do deputado Renato Câmara (MDB), que cria o Dia Estadual dos Aventureiros, a ser comemorado, anualmente, no terceiro sábado do mês de maio. Os clubes de aventureiros são um um programa internacional de lazer e atividades, patrocinado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Em Mato Grosso do Sul, há 83 clubes.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.