Picarelli faz homenagem a delegado que aumentou índices de resoluções de crimes em MS

Imagem:
10/07/2018 - 12:06 Por: Marcelo Pereira   Foto: Victor Chileno

O deputado estadual Maurício Picarelli (PSDB) apresentou hoje (10/07) na Assembleia Legislativa uma Moção de Congratulação ao delegado da Polícia Civil Fernando Lopes Nogueira. O delegado conseguiu em pouco anos aumentar o índice de casos resolvidos pela Polícia Civil com a adoção de uma metodologia inovadora em Mato Grosso do Sul.

Picarelli explica que Fernando adaptou uma metodologia que conheceu na Colômbia: levou os agentes a ir ao local do crime descaracterizados, antes da chegada dos primeiros policiais. “Dessa forma eles percebiam as reações das pessoas, observavam os comentários e rumores sobre suspeitos e as circunstâncias dos crimes praticados. A partir da chegada da polícia, muitas pessoas costumam abandonar a área dos crimes e nem sempre as abordagens escolhiam as testemunhas mais apropriadas. O delegado Fernando Nogueira mudou isso”, destaca Picarelli.

Em 2010, o delegado Nogueira realocou os agentes internamente e conseguiu aumentar de 4 para 14 o número de policiais especializados em investigação na delegacia. Com agentes infiltrados, a equipe conseguia pistas e as investigações alcançaram sucesso.  

Após dois anos de adoção da nova metodologia, 93 dos 98 crimes investigados foram solucionados. O Mato Grosso do Sul conta hoje com um setor especializado em infiltração, busca de provas e preservação de cenas de crimes.

Picarelli também afirma que Mato Grosso do Sul se tornou referência em resolução de crimes. “Nosso estado consegue encontrar o suspeito de um homicídio em 55% dos casos. É o índice mais alto do Brasil. São Paulo que é o segundo resolve apenas 39% dos crimes e o Rio de Janeiro 12%. E com essa metodologia que permitiu os avanços, nós valorizando o trabalho do delegado Fernando Nogueira e de toda a Polícia Civil”, garante o deputado Picarelli.

O levantamento com os índices de segurança foi realizado pelo Instituto Sou da Paz e divulgados na edição de segunda-feira (09/07) do jornal Folha de São Paulo. O delegado Fernando Nogueira atua hoje como ouvidor e professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

 

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.