Picarelli apresenta projeto que alerta para queimadas urbanas

Imagem: O deputado Picarelli explica que a medida busca evitar danos ambientais e na saúde da população
O deputado Picarelli explica que a medida busca evitar danos ambientais e na saúde da população
08/08/2018 - 12:19 Por: Marcelo Pereira   Foto: Victor Chileno

O deputado estadual Mauricio Picarelli (PSDB) apresentou hoje (08/08) um Projeto de Lei que conscientiza a população sobre os riscos das queimadas urbanas e alerta para a aplicação de multa para quem atear fogo em terrenos ou  proprietário de imóveis.

A proposta do parlamentar obriga a afixação de cartazes nos terminais de ônibus, escolas públicas, unidades de saúdem instituições financeiras e outro locais com grande circulação de pessoas advertindo sobre a queima de lixo de qualquer espécie e de vegetação, ressaltando os problemas de saúde e ambientais que a queimada pode causar e a aplicação de multa de R$ 5 mil para o proprietário do imóvel.

O deputado Picarelli explica que a medida busca evitar danos ambientais e na saúde da população, pois o período de agosto e setembro é marcado no Mato Grosso do Sul por grande estiagem. “A queima de lixo e vegetação intensifica os problemas respiratórios em crianças e idosos nesse período do ano, além de conjuntivite e tosse. E apesar da queima ser uma prática comum, é um crime ambiental em que há punição e a população tem que saber”, explica o deputado estadual Mauricio Picarelli.

Os cartazes também devem conter o telefone 193 do Corpo de Bombeiros e, em Campo Grande, 156 da Prefeitura, locais responsáveis pelo recebimento de denúncias sobre queimadas urbanas. 

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.