No Dia do Maçom, ALMS entrega Comenda Liberdade, Igualdade e Fraternidade

Imagem: Irmão Corrêa lembrou trajetória e importância da maçonaria - termo de origem francesa que significa construção
Irmão Corrêa lembrou trajetória e importância da maçonaria - termo de origem francesa que significa construção
20/08/2018 - 21:39 Por: Fabiana Silvestre   Foto: Wagner Guimarães

Norteados pela Filosofia das Luzes, eles somam seis milhões espalhados pelos cinco continentes, sendo pouco mais de três milhões nos Estados Unidos e aproximadamente 150 mil no Brasil, onde se reúnem em 4,7 mil lojas. Em Mato Grosso do Sul, também têm atuação destacada e foram homenageados nesta segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa (ALMS), durante a Sessão Solene de Entrega da Comenda Liberdade, Igualdade e Fraternidade, comemorativa ao Dia do Maçom, instituído pela Lei Estadual 3.766/2009, de autoria do presidente da Casa de Leis, Junior Mochi (MDB). 

"Celebramos hoje ideais inspiradores dos irmãos que se dedicam ao bem-estar social, ao progresso e à justiça, e que se incorporam aos homens e mulheres de bem", afirmou o deputado, também autor da Resolução 22/2015, que instituiu a honraria no Estado. 

Ele lembrou que os maçons tiveram participação decisiva durante episódios marcantes da história do Brasil, como a Independência, a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República. "Em Mato Grosso do Sul, os irmãos da maçonaria sempre tiveram atuação ilibada, com participações importantes na criação do Estado e em diversos outros momentos. Trabalho silencioso e operoso presente no cotidiano, com relevantes serviços prestados. Especialmente em momentos de crise, haverá sempre um maçom disposto a ajudar", reiterou Mochi. 

Aos 91 anos e discursando em nome dos agraciados, Irman Ferraz Corrêa (foto), da Academia Maçônica de Letras de MS, também lembrou da trajetória dos irmãos e ressaltou as qualidades do verdadeiro maçom.  "Procuramos sempre nos aperfeiçoar. O maçom é uma pessoa que tem um pouquinho de luz e tem que ser um homem justo, que sabe honrar e cuidar bem da família. O maçom ama o seu irmão, sem querer e sem saber", disse. Para o grão-mestre Benillo Alegrette, do Grande Oriente Brasil, "ser maçom é realizar o sonho áureo da fraternidade".

Corrêa e Alegrette enfatizaram que o Dia do Maçom foi instituído nacionalmente em alusão ao movimento de maçons brasileiros, principalmente de Gonçalves Ledo e José Bonifácio de Andrada e Silva, pela independência do Brasil de Portugal. A data - 20 de agosto de 1822 - tornou-se símbolo da luta maçônica em favor do povo brasileiro porque representa o dia no qual a independência do Brasil foi “proclamada” por Gonçalves Ledo, em reunião da Loja Maçônica Arte e Comércio, na cidade do Rio de Janeiro. Dias depois - 7 de setembro - D. Pedro I proclamou a independência às margens do riacho paulista do Ipiranga.

Homenageados

Por indicação do Grande Oriente do Brasil - Mato Grosso do Sul, receberam a Comenda Liberdade, Igualdade e Fraternidade José Antônio Silva dos Santos e Mário Cardoso Miquilino. Rubens Marques dos Santos e Cláudio Robba (in memoriam) foram homenageados por proposição da Grande Loja Maçônica de MS. Arivaldo Paulatti e Irnan Ferraz Corrêa receberam a comenda por indicação do Grande Oriente de MS. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.