Mochi entrega Comenda Liberdade, Igualdade e Fraternidade no Dia do Maçom

Imagem: Junior Mochi é proponente da Comenda Liberdade, Igualdade e Fraternidade entregue nesta segunda
Junior Mochi é proponente da Comenda Liberdade, Igualdade e Fraternidade entregue nesta segunda
20/08/2018 - 22:10 Por: Juliana Turatti   Foto: Toninho Souza e Wagner Guimarães

São seis milhões espalhados pelos cinco continentes, sendo pouco mais de três milhões nos Estados Unidos e aproximadamente 150 mil no Brasil, onde se reúnem em 4,7 mil lojas. Em Mato Grosso do Sul, a atuação dos maçons também é destacada e na noite desta segunda-feira (20), eles foram homenageados com a sessão solene que entregou a Comenda Liberdade, Igualdade e Fraternidade, comemorativa ao Dia do Maçom, instituído pela Lei Estadual 3.766/2009, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (MDB). 

"Celebramos hoje ideais inspiradores dos irmãos que se dedicam ao bem estar social, ao progresso e à justiça, a harmonia da família e que se incorporam aos homens e mulheres de bem", declarou Mochi, também autor da Resolução 22/2015, que instituiu a honraria no Estado. 

O deputado lembrou que os maçons tiveram participação decisiva durante episódios marcantes da história do Brasil, como a Independência, a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República. "Em Mato Grosso do Sul, os irmãos da maçonaria sempre tiveram atuação ilibada, com participações importantes na criação do Estado e em diversos outros momentos. Trabalho silencioso e operoso presente no cotidiano, com relevantes serviços prestados. Especialmente em momentos de crise, haverá sempre um maçom disposto a ajudar", afirmou o parlamentar. 

“Eu tenho os maçons como referência e respeito, de postura, de seriedade, de honrar os compromissos, de fazer tudo em prol de beneficiar as pessoas, essa é a referência que tenho de casa, pois fui criado pelo meu irmão mais velho que é maçom”, complementou o senador Wlademir Moka (MDB-MS).

Aos 91 anos, Irman Ferraz Corrêa, da Academia Maçônica de Letras de MS,  usou a tribuna e falou em nome dos homenageados, também lembrou da trajetória dos irmãos e destacou as qualidades do verdadeiro maçom.  "Procuramos sempre nos aperfeiçoar. O maçom é uma pessoa que tem um pouquinho de luz e tem que ser um homem justo, que sabe honrar e cuidar bem da família. O maçom ama o seu irmão, sem querer e sem saber", constatou. Para o grão-mestre Benillo Alegrette, do Grande Oriente Brasil, "ser maçom é realizar o sonho áureo da fraternidade".

Corrêa explicou durante seu discurso que o Dia do Maçom foi instituído nacionalmente em alusão ao movimento de maçons brasileiros, principalmente de Gonçalves Ledo e José Bonifácio de Andrada e Silva, pela independência do Brasil de Portugal. A data de 20 de agosto de 1822 tornou-se símbolo da luta maçônica em favor do povo brasileiro porque representa o dia no qual a independência do Brasil foi “proclamada” por Gonçalves Ledo, em reunião da Loja Maçônica Arte e Comércio, na cidade do Rio de Janeiro. Dias depois - 7 de setembro - D. Pedro I proclamou a independência às margens do riacho paulista do Ipiranga.

Homenageados - Por indicação do Grande Oriente do Brasil - Mato Grosso do Sul, receberam a Comenda Liberdade, Igualdade e Fraternidade foram homenageados: Cláudio Robba (in memoriam), José Antônio Silva dos Santos, Mário Cardoso Miquilino e Rubens Marques dos Santos. E por proposição da Grande Loja Maçônica de MS foram agraciados com a comenda Arivaldo Paulatti e Irnan Ferraz Corrêa.

 

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.