Com foco na prevenção, psicóloga convida à abraçoterapia para vida mais feliz

Imagem: Janis Faker, com os deputados Herculano, Antonieta, Dr. Siufi e Cabo Almi: "Temos que voltar os olhos para a prevenção"
Janis Faker, com os deputados Herculano, Antonieta, Dr. Siufi e Cabo Almi: "Temos que voltar os olhos para a prevenção"
25/09/2018 - 12:59 Por: Fabiana Silvestre   Foto: Luciana Nassar

Encerrando as ações alusivas ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção contra o suicídio, a psicóloga Janis Faker foi à tribuna da Assembleia Legislativa para reforçar o alerta: “Não podemos deixar de falar a respeito do suicídio, que é um tema muito complexo. Na verdade, ninguém deseja morrer e a pessoa que coloca fim à própria vida quer matar a dor que sente e que a atormenta”, afirmou, durante a sessão plenária desta terça-feira (25).

Professora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Janis explicou que o suicídio deve ser encarado como questão de saúde pública porque é consequência de múltiplos fatores e patologias. Entre eles, está a depressão, que na avalição da psicóloga sinaliza aspectos de atenção relacionados ao comportamento diário.

“Se seu colega do trabalho falta, se reclama que não dorme, enfim, temos que olhar para a prevenção, oferecer um ombro amigo e demonstrar comprometimento”, enfatizou. Janis lembrou que o “excesso de conexão virtual” jamais substitui os relacionamentos no dia a dia.


Deputados Renato, Antonieta e Dr. Paulo Siufi

Para a especialista, que discursou a convite da deputada Mara Caseiro (PSDB), o estresse também contribui para a sobrecarga emocional. “Passamos atualmente por uma crise moral e ética, mas não podemos perder a esperança”, disse, convidando os deputados estaduais e servidores da Casa de Leis à abraçoterapia, que promove acolhimento por meio do gesto.

Em movimento

O presidente da Comissão de Saúde da Casa de Leis, Dr. Paulo Siufi (MDB), afirmou que “falta cordialidade e harmonia nas relações entre as pessoas”. Felipe Orro (PSDB) e Herculano Borges (SD) ressaltaram a importância da conscientização como forma de prevenção do suicídio.

Já Antonieta Amorim (MDB) parabenizou Janis pela abordagem humana e delicada do “doloroso tema” do suicídio. “Sabemos que é um assunto muito delicado, especialmente agora que vivemos um acirramento das emoções, mas esse momento [abraçoterapia] proporcionou a oportunidade de colocarmos para fora o carinho que todos temos”, finalizou.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.