Outubro Rosa: ALMS promove 2ª edição da Campanha Doe Lenços

Imagem: Deputada Mara Caseiro: "Lenços levarão mais cor e alegria às mulheres acometidas pela doença"
Deputada Mara Caseiro: "Lenços levarão mais cor e alegria às mulheres acometidas pela doença"
16/10/2018 - 10:57 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Victor Chileno

A partir desta terça-feira (16), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul dá início a 2ª edição da Campanha Doe Lenços. Durante a sessão ordinária, a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) convidou a população para participar da ação em prol da Rede Feminina de Combate ao Câncer. “A doação de cada pessoa faz toda a diferença. Neste Outubro Rosa, as 27 Casas Legislativas brasileiras terão postos para receber os lenços que servirão para levar mais cor e alegria às mulheres acometidas pela doença”, afirmou.

Ano passado, em parceria com vários órgãos públicos, a Assembleia Legislativa arrecadou 792 peças. Na ocasião a presidente da Rede Feminina de Campo Grande, Magda Braz Alves, comentou a importância da doação. “As pacientes perdem o cabelo e um lenço tem o poder de resgatar a autoestima. Não é possível mensurar o potencial de cada doação. Isso ajuda a mulher a lutar ainda mais contra o câncer”, falou.

Existem variados tipos de câncer de mama, porém alguns deles se desenvolvem de maneira mais célere e outras de maneira mais lenta. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), até 2016 a doença provocou 16.254 mortes no Brasil, sendo 185 homens e 16.069 mulheres. “Neste mesmo ano, 180 mulheres morreram em Mato Grosso do Sul. A estimativa é o surgimento de 57.900 novos casos no País, entre 2018 e 2019”, informou a deputada.

Com o objetivo de aumentar o diagnóstico precoce da doença, o Ministério da Saúde recomenda a realização periódica do exame de mamografia (a cada dois anos ou conforme critério médico). Cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos como, a prática de atividade física regularmente, ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.