Mara Caseiro homenageia mestres e alunos de Itaquiraí por projeto de horta automatizada

Imagem: Mara apresenta moção felicitando alunos e professores
Mara apresenta moção felicitando alunos e professores
16/10/2018 - 11:54 Por: Fernanda França   Foto: Gabriela Rufino

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) apresentou nesta terça-feira (16) moção de congratulação aos professores Jhony Carminati e Luzinel Socorro do Nascimento, da Escola Estadual Manoel Guilherme dos Santos, de Itaquiraí, pela participação na FERCITEN (1ª Feira Regional de Ciência de Naviraí).

Os estudantes Maria Luiza Fávero, Maria Rita da Rocha e Matheus Arruda Pimenta, também receberão a moção da parlamentar. Eles foram autores do projeto "Automatização da Horta Escolar", ideia que surgiu a partir das dificuldades encontradas nos cuidados com a plantação mantida na unidade escolar.

A horta foi montada dentro do projeto AJA, em parceria com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), devido às dificuldades em oferecer aos alunos um lanche atrativo e rico em nutrientes.

Entretanto, no processo de manutenção da horta, houve problemas inerentes à irrigação. O sistema ficava ainda mais prejudicado nos fins de semana e recesso escolar.

Diante dessa dificuldade, o grupo "Titãs da Robótica" se organizou e criou um sistema de irrigação automatizado, eficiente, prático e sustentável, com aproveitamento do sol e água da chuva por meio de cisternas.

"O projeto agora será apresentado à direção, mas, antes mesmo de ser implementado, já se estendeu à comunidade escolar, que realizou uma campanha sobre a importância da sustentabilidade. Por esse motivo, esse trabalho merece todo o reconhecimento do Poder Legislativo", observou Mara Caseiro.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.