Merenda diferenciada a alunos celíacos e intolerantes à lactose é proposta por deputado

Imagem: Proposta de Siufi garante merenda diferenciada à intolerantes a lactose e celíacos nas escolas
Proposta de Siufi garante merenda diferenciada à intolerantes a lactose e celíacos nas escolas
07/02/2018 - 12:11 Por: Christiane Mesquita   Foto: Victor Chileno

O deputado estadual Dr. Paulo Siufi (PMDB) apresentou nesta manhã (7/2) o Projeto de Lei 004/2018, que acrescenta dispositivos à Lei estadual 2.227, de 26 de abril de 2001, que dispõe sobre o fornecimento da merenda diferenciada aos portadores de diabetes nos estabelecimentos de ensino da rede oficial do Estado.

A proposta muda a ementa da Lei 2.227, ampliando os beneficiários da merenda. Além de ser fornecida aos portadores de diabetes, será assegurada também aos intolerantes à lactose e celíacos a refeição preparada dieteticamente à sua condição de saúde, basta que sejam matriculados até o ensino fundamental em estabelecimento de ensino da rede oficial de Mato Grosso do Sul.

Para o autor da proposta, é importante o oferecimento de uma dieta adequada a esses casos. “Não existe cura às pessoas que possuem a intolerância à lactose, a doença celíaca também não existe medicamentos ou procedimentos específicos para tratá-la. A única maneira de se livrar dos transtornos intestinais e evitar complicações é eliminar todos os produtos com glúten e lactose do cardápio”, explicou o Dr. Paulo Siufi.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.