Lei: Criado em MS o Dia de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística

Imagem: O deputado estadual Dr. Paulo Siufi é o autor da nova lei
O deputado estadual Dr. Paulo Siufi é o autor da nova lei
12/03/2018 - 06:28 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Victor Chileno

A fibrose cística, também conhecida como mucoviscidose, é uma doença genética de herança autossômica recessiva, ou seja, passa de pai para filho. O acúmulo de secreções densas nos pulmões, no trato digestivo e em outras áreas do corpo é sua principal característica. A partir da sanção da Lei 5.161, de autoria do deputado Dr. Paulo Siufi (PMDB), Mato Grosso do Sul passa a ter o Dia de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística.  

Anualmente, no dia 5 de setembro o Estado deverá realizar ações para conscientização do tratamento da doença, que se manifesta com sintomas respiratórios, gastrointestinais e presença excessiva de cloro no suor. A fibrose cística induz o organismo a produzir secreções espessas que obstruem pulmões e pâncreas.​​​

De acordo com o deputado, cerca de 70 mil pessoas em todo mundo possui a doença. “Conhecida como a doença do beijo salgado, ela faz com que o corpo produza muco de 30 a 60 vezes mais espesso que o usual, o que leva ao acúmulo de bactéria e germes nas vias respiratórias. A fibrose cística ainda não tem cura e com uma expectativa de vida estimada entre os 25 e 30 anos, ela desencadeia pneumonias de repetição e outras complicações, necessitando de tratamentos antibacterianos, fisioterapias respiratórias e o apoio de uma equipe multidisciplinar para garantir a qualidade de vida da criança. É fundamental e de extrema importância dar publicidade e conhecimento à população sobre os sintomas e exames necessários. A informação leva a um diagnóstico precoce e é um fator determinante na eficácia do tratamento, podendo melhorar a qualidade de vida e a sobrevida do paciente”, destacou Siufi.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.