Criança Saudável: Picarelli quer introduzir biomassa de banana verde na merenda escolar

Imagem: "O intuito é que a escola aumente a qualidade da merenda com uma alternativa simples e barata que vai proporcionar uma melhor nutrição dos estudantes de MS", diz Picarelli
"O intuito é que a escola aumente a qualidade da merenda com uma alternativa simples e barata que vai proporcionar uma melhor nutrição dos estudantes de MS", diz Picarelli
01/08/2018 - 10:52 Por: Marcelo Pereira   Foto: Victor Chileno

O deputado estadual Mauricio Picarelli (PSDB) apresentou hoje (01/08) o Projeto de Lei “Criança Mais Saudável”, que introduz o pescado e a biomassa de banana verde no preparo da merenda escolar da rede pública estadual de ensino. A biomassa de banana verde é um creme que pode ser adicionado aos molhos, bolos, biscoitos, pães, sucos e vitaminas e possui um alto teor de fibras, Vitaminas B1 e B6, betacaroteno e vitamina C.

“Nosso objetivo é que a escola aumente a qualidade da merenda com uma alternativa simples e barata que vai proporcionar uma melhor nutrição dos estudantes de Mato Grosso do Sul e, ainda, estimular uma alimentação saudável no cotidiano, pois existem várias referências médicas e nutricionais sobre os benefícios da biomassa de banana verde”, afirma Picarelli.

O projeto Criança Mais Saudável apresentado pelo parlamentar altera uma lei de 2014 que estabelece os gêneros alimentícios para o preparo da merenda escolar. A proposta de Picarelli prevê a utilização da biomassa três vezes na semana no cardápio da rede escolar.

Entre os benefícios da biomassa está a melhor digestão de alimentos, a redução do colesterol, diabetes e de doenças intestinais, a prevenção de doenças cardiovasculares, além de combater a depressão devido à presença de triptofano, uma substância que auxilia na produção do hormônio serotonina, responsável pelo aumento da sensação de bem-estar.

A biomassa é feita a partir do cozimento da banana, ainda bem verde, em panela de pressão por aproximadamente 25 minutos. Depois, descasca-se a banana e processa o conteúdo no liquidificador até formar uma pasta. Esse creme pode ser guardado por uma semana na geladeira ou ser congelado por um mês. Duas colheres de biomassa misturadas na alimentação diária melhoram a qualidade nutricional sem alterar profundamente o sabor da comida ou lanche.  

“A biomassa de banana verde traz vantagens para o crescimento das crianças e queremos que o Criança Mais Saudável seja difundido e a utilização da biomassa alcance a casa da população para construirmos um hábito alimentar cada vez mais saudável em nosso estado”, explica o deputado Mauricio Picarelli.

 

 

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.