Associação dos Ostomizados dá apoio a projeto de Picarelli

Imagem:
02/10/2018 - 11:57 Por: Marcelo Pereira - Assessoria de Imprensa   Foto: Luciana Nassar - ALMS

A AOMS - Associação dos Ostomizados de Mato Grosso do Sul – encaminhou um ofício ao deputado Mauricio Picarelli (PSDB) para prestar apoio e agradecimento pela iniciativa de apresentar o Projeto de Lei nº180/18, que propõe a adaptação de banheiros públicos aos ostomizados, pessoas de utilizam um dispositivo, geralmente uma bolsa, que coleta o conteúdo a ser eliminado pelo corpo após passarem por ostomia, uma cirurgia para contornar problemas de digestão e do sistema excretor do corpo humano.

O documento assinado pela presidente da AOMS, Lana Maria Flores da Costa, destaca “nosso profundo agradecimento ao dar visibilidade a nossa causa apresentando o Projeto que torna obrigatória a implantação de banheiros públicos adaptados para a pessoa ostomizada”.

O ofício ainda valoriza a importância da proposta de Picarelli. “Tal iniciativa é de suma importância para melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos que precisam usar uma bolsa de colostomia e querem estar integrados em nossa sociedade”, registra o documento da Associação de Ostomizados de Mato Grosso do Sul.

Conforme a proposta de Picarelli, shoppings, terminais rodoviários, escolas, cinemas, teatros, igrejas, postos de saúde, hospitais, centros comerciais, supermercados, bancos, estádios, espaços poliesportivos e órgãos públicos deverão instalar nos banheiros equipamentos adequados para atender as pessoas que utilizam bolsas coletoras para fezes ou urina.

A adaptação consiste na instalação de equipamentos adequados para a prática higiênica. O ostomizado necessita em geral de um vaso sanitário normal ou infantil com anteparo seco instalado na altura do abdômen (80 oitenta centímetros do chão). Essa é uma altura média que facilita o descarte do conteúdo da bolsa coletora de fezes e urina.

 

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.