Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Logo Rádio ALEMS

Fundo Estadual da Pessoa Idosa é debatido por Frente Parlamentar


Diversos representantes de setores da sociedade civil e da administração pública participaram nesta terça-feira (17) da primeira reunião de 2018 da Frente Parlamentar de Defesa da Pessoa Idosa. O encontro aconteceu no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, e serviu para que os participantes pudessem debater a criação do Fundo Estadual da Pessoa Idosa, que será vinculado à Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) e tirassem dúvidas sobre o decreto do governo 14.968/2018, que possibilita aos idosos de Mato Grosso do Sul um desconto proporcional junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) na renovação de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para o coordenador da Frente, deputado Renato Câmara (PMDB), a avaliação da reunião é muito positiva. “Foi muito prestigiada, sem dúvidas. Contamos com a participação de várias entidades, o que considero conseqüência dos resultados concretos que a Frente tem alcançado, a exemplo do decreto que possibilita o desconto proporcional aos idosos nos valores referentes à taxa de emissão da CNH e a criação do Fundo Estadual, que permitirá maior transparência e efetividades nos gastos públicos voltados ao público-alvo”, declarou.

Durante a reunião também foram abordados os lançamentos da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fé e a Superação da Violência” e do Seminário sobre o Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho.

Vivian Elias, coordenadora-geral da Campanha da Fraternidade pela Arquidiocese de Campo Grande, também falou sobre as expectativas para o trabalho da Frente em 2018. “Estamos muito empolgados, pois o tema da campanha deste ano também passa pela proteção à pessoa idosa. Cremos que teremos muito trabalho em conjunto até o fim do ano, já que nossa última atividade está marcada para 1º de dezembro, e contamos com a participação do Poder Legislativo até lá”, disse.

Além do deputado Renato Câmara (PMDB), na coordenação, a Frente é formada pelos deputados Antonieta Amorim (PMDB), na vice-coordenação, Beto Pereira (PSDB), Herculano Borges (SD), João Grandão (PT) e Márcio Fernandes (PMDB).

Locução: Nivaldo Mota e Ricardo Ortiz / Técnica: Carol Assis e Flávio Cunha.

Fonte: Agência AL MS

Download
Equipe Rádio Assembleia em 18/04/2018 08:57:00