Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Logo Rádio ALEMS

Assembleia Legislativa implementa sistema integrado de biometria para deputados


A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul deu início ao processo de implementação de um sistema integrado para gestão automatizada dos trabalhos legislativos nesta quinta-feira (14). A partir de agora, o Parlamento Estadual contará com um painel eletrônico em cada um dos plenários de sua sede, além de terminais biométricos de votação e presença dos deputados. 

O contrato firmado com a empresa mineira Visual Sistemas Eletrônicos prevê, além da instalação, a manutenção do sistema. Para o 1º Secretário da Mesa Diretora da Assembleia, deputado Zé Teixeira (DEM), os cidadãos sul-mato-grossenses serão os maiores beneficiados. "Como 1º secretário da Assembleia Legislativa avalio que a Casa de Leis deu importante passo na adequação das estruturas do Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul, para proporcionar ao cidadão um acesso ainda mais amplo ao trabalho desenvolvido por seus representantes, contribuindo assim para o exercício pleno da democracia. Estamos conectados com o objetivo de garantir maior lisura e transparência nas atividades parlamentares", declarou. 

O arquiteto da Assembleia, Néder Schabib, também atestou a qualidade dos equipamentos que estão sendo instalados na Casa. "A empresa que está executando a obra tem o portfólio pra oferecer agilidade à implementação do sistema. Temos a expectativa de que as votações, pautas e elaboração das atas de reuniões serão otimizadas, com o benefício da economia de papel em prol da sustentabilidade", avaliou. 

Treinamento - Os servidores do Legislativo também irão passar por uma capacitação com o objetivo de operar o hardware e software do sistema implementado. De acordo com o contrato, a Visual Sistemas Eletrônicos irá fornecer à equipe de servidores que realizar o treinamento um programa completo do curso, bem como apostilas e manuais dos equipamentos. 

Fonte: Agência ALMS

Download
Locução: Nivaldo Mota e Ricardo Ortiz / Técnica: Carol Assis e Flávio Cunha. em 15/06/2018 11:21:00