Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Logo Rádio ALEMS

Deputados participam da solenidade de apresentação do Currículo de MS


Nesta manhã (18), no Hotel Chácara do Lago, em Campo Grande, os deputados Professor Rinaldo e Enelvo Felini, ambos do PSDB, participaram da entrega do Currículo de Mato Grosso do Sul, que começou a ser elaborado antes mesmo da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em dezembro de 2017. O Estado foi o primeiro a desenhar um Regime de Colaboração entre estados e municípios para a construção de um currículo para contemplar os estudantes sul-mato-grossenses, sem distinção entre as redes de ensino municipais, estadual ou privada. O evento contou com a presença do ministro de Educação, Rossieli Soares da Silva, que recebeu o Currículo de MS do governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB).  

O deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB) falou do pioneirismo de Mato Grosso do Sul na elaboração do Currículo para o Estado. “Existe um certo transtorno para o aluno quando ele é transferido de uma escola para outra, em relação às diferenças existentes entre as grades curriculares. Essa unificação permite que a nossa educação possa realmente ser de forma simétrica, ajudando o professor, a escola e os alunos, pois terão condições de ter um aprendizado sem dificuldades. Mato Grosso do Sul é o protagonista desta matéria e isso é um motivo de alegria para todos nós que trabalhamos na área de educação. Mais uma vez o Estado sai na frente, inclusive elegendo a professora Maria Cecília Amendola da Motta a presidente nacional do Conselho de Secretariados, prova inequívoca que estamos caminhando com muita tranquilidade e a passos firmes”, relatou.

A secretária de Estado de Educação (SED), Maria Cecília Amendola da Motta, reiterou que as parcerias foram fundamentais para a entrega da primeira versão do documento. “A União, os estados e os municípios juntos elaboraram este importante documento do Estado, o primeiro do Brasil. O diferencial desta versão que está sendo entregue à comunidade foi a equipe de redatores que somou esforços contínuos, analisando os currículos já existentes, comparando com a nova base curricular nacional e modificando o que era necessário, em apenas dois meses”, explicou.

Para o ministro de Educação, Rossieli Soares da Silva, o Estado está na liderança para ajudar a fomentar a educação brasileira. “Mato Grosso do Sul assumiu o protagonismo sem precisar de nenhum empurrão, com o regime de colaboração já acontecendo. Isto ajuda a impulsionar o País, já que a educação é fundamental para o desenvolvimento de uma nação”, destacou. Já o governador Reinaldo Azambuja informou que o debate com todos é necessário para a elaboração do documento final. “É extraordinário quando colocamos todos discutindo um assunto para contemplar a educação, o setor educacional está envolvido, o Estado, municípios, a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems). A versão de hoje é a primeira”, revelou.

Elaboração - A partir da BNCC, o Currículo de MS foi construído com ampla participação, contemplando o uso de tecnologia, busca de conhecimento e especificidades do Estado. O projeto para a elaboração do Currículo de Mato Grosso do Sul teve 12 coordenadores regionais, 22 redatores, contou com a participação da Fetems e a adesão dos 79 municípios.

Escola da Autoria

Também nesta segunda-feira (18), os deputados estaduais Pedro Kemp (PT), Professor Rinaldo (PSDB) e Enelvo Felini (PSDB) participaram da entrega da reforma da Escola Estadual Waldemir de Barros da Silva, localizada no bairro Moreninha. O projeto Escola da Autoria faz parte do programa de fomento da implantação da Escola em Tempo Integral do Ensino Médio. A verba para execução dos serviços vem do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com contrapartida do Governo do Estado, totalizando R$ 1,5 milhão de investimentos. Para atender os estudantes em tempo integral, as escolas estaduais passaram por adequações de espaços como refeitório, reformas nos banheiros com instalação chuveiros e melhorias gerais.

O deputado estadual Pedro Kemp expressou sua emoção ao ver a escola considerada uma das melhores do Brasil reformada. “Alegria em ver a escola reformada e adequada para este projeto ‘Escola da Autoria’. A escola que queremos necessita de uma participação mais efetiva dos alunos, para que tenham novas experiências e aprendizados. Parabenizo o Governo do Estado e à Secretaria de Estado de Educação pelo empenho, já que tudo isso que foi feito é para que os estudantes possam se beneficiar”, reiterou.

O ministro de Educação, Rossieli Silva, também presente ao evento nesta manhã (18), parabenizou a equipe de gestores do Estado. “Essa escola é conduzida de formar magistral, vivemos hoje então por este momento, esta oportunidade. Um exemplo a ser seguido em todo o Brasil, investir no jovem é olhar para o futuro, e o projeto Escola da Autoria pensa em uma juventude diferente. A metodologia que será implantada é muito importante, além de toda a reforma estrutural realizada na escola”, divulgou.

A diretora da escola, Ernângela Maria de Souza Calixto, expressou sua alegria em comandar a escola reformada. “É uma honra receber o ministro neste momento em que ele veio verificar o trabalho realizado nesta escola pela Secretaria de Estado de Educação. Caros alunos, todo movimento que aqui acontece é por vocês, que são as pessoas homenageadas neste momento. Tenho muita satisfação em ver esta escola reformada para atender ao projeto Escola da Autoria”, ressaltou.

Premiada - A Escola Estadual Waldemir Barros da Silva está entre as cinco melhores escolas do Brasil e é a primeira do Centro-Oeste, apontada por duas vezes (2011 e 2017) no Prêmio Gestão, que contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública do País. Em 2017, a unidade concorreu com mais de quatro mil instituições.

Locução: Nivaldo Mota e Ricardo Ortiz / Técnica: Carol Assis e Flávio Cunha.

 

Fonte: Agência AL MS

Download
Equipe Rádio Assembleia em 18/06/2018 15:12:00