Saúde em Foco debate importância do transplante de medula óssea

Imagem: O programa aborda a importância da doção de medula óssea
O programa aborda a importância da doção de medula óssea
07/05/2021 - 11:25 Por: Ana Paula Gimenes   Foto: Divulgação/TV ALEMS

O programa Saúde em Foco que passa a ser exibido em maio traz o tema transplante de medula óssea, um dos tratamentos propostos para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas. A coordenadora geral da Rede Hemosul, Marli Vavas, explica como se cadastrar no Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea do INCA – Instituto Nacional do Câncer. “É preciso entrar em contato com o hemocentro mais próximo do seu município, apresentar documento oficial com foto e ter de 18 a 55 anos. É necessário estar com boa saúde, não apresentando nenhuma doença infecciosa ou hematológica', orienta Marli Vavas.

O Redome é o responsável por identificar doadores compatíveis em todo o país. Ao fazer o cadastro para doação, as informações vão para esse centro. Seus dados genéticos são cruzados com os dos pacientes que precisam de medula. Se der compatibilidade genética através do exame HLA, a doação pode ser realizada. Porém, para ter compatibilidade a chance no Brasil é de uma em cem mil e com alguém de outro país de uma em um milhão.

A doação de medula óssea é um procedimento seguro que não causa qualquer problema à saúde do doador, além de ser um ato de solidariedade que pode ajudar pacientes que têm o transplante como única chance de cura. O programa também contou com o relato pessoal do jornalista Alcindo Rocha, que foi diagnosticado com leucemia em novembro de 2015. Ele relatou como foi esse período em que fez o tratamento de câncer e da busca por um doador, que em muitos casos demora anos. No entanto, a sorte sorriu para Alcindo, que encontrou na família dois irmãos compatíveis.

“A maioria das pessoas não tem ideia da importância da doação de sangue e de medula óssea, principalmente para alguém com diagnóstico de câncer. Precisei de muitas bolsas durante o tratamento, esse ato de amor e de entrega ao próximo é fundamental para salvar vidas”, destacou Alcindo Rocha.

Fique ligado no programa Saúde em Foco e saiba mais sobre esse ato de amor ao próximo. Confira as entrevistas na íntegra no canal 9 da Claro NET TV. Você também pode acompanhar pelo canal da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) no Youtube, e assistir todas as edições.

 


 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.