Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
ALEMS no combate ao Coronavírus

Balanço: Lives da ALEMS já superam 1,5 milhão de visualizações em 2021

Imagem: Sessões virtuais e eventos podem ser acompanhados pelo Youtube ou Facebook da Casa de Leis
Sessões virtuais e eventos podem ser acompanhados pelo Youtube ou Facebook da Casa de Leis
15/07/2021 - 12:09 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Wagner Guimarães / Arquivo ALEMS

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) fecha o semestre com balanço recorde em lives transmitidas pela Gerência de Site e Mídias Sociais em 2021. Até o dia 13 de julho foram contabilizadas 1.588.983 visualizações alcançadas pelas transmissões ao vivo nas plataformas oficiais da Casa de Leis pelo YouTube e Facebook.

Sessões ordinárias, reuniões de comissões e diversos eventos foram transmitidos, pois o trabalho parlamentar continuou, mesmo em período de pandemia com o Parlamento fechado para o acesso ao público para evitar aglomerações e proliferação do coronavírus. Segundo a gerente de Site e Mídias Sociais, Fabiana Silvestre, o alcance foi expressivo por ser atingido organicamente, ou seja, a Assembleia Legislativa não utiliza dinheiro público para publicidade paga nas redes.

“Ao longo desse semestre, em período ainda de pandemia, a comunicação da Casa de Leis representou um importante canal de acesso à população a tudo o que aconteceu. Foi um alcance inovador que pudemos realizar com muitos materiais, a muitas mãos, da equipe de mídias sociais, site, tv e rádio. Foram newsletters, ebooks, podcasts, lives e notícias em tempo real, buscando sempre atingir os mais diversos públicos que compõem a diversidade da nossa população, além de possibilitar a fala direta com os deputados. Nós respondemos a todas as indagações, sugestões ou críticas. Temos o nível de interação que o cidadão busca, em um trabalho com apoio da Mesa Diretora”, explicou Fabiana Silvestre.


Arte: Luciana Kawassaki

A evolução também se deu no número de seguidores, com o acréscimo de 19,68% no YouTube comparando os dados de 12 de julho com 1 de janeiro deste ano e de 5,42% a mais de novos seguidores no Facebook, no mesmo período comparativo.  

As transmissões ao vivo foram sobre os mais diversos assuntos, entre eles o Seminário de Defesa à Pessoa Idosa, Seminário de Combate ao Feminicídio, Seminário Estadual da Água, Conferência Nacional Popular de Educação, Audiência Pública de Regulamentação de Lei a Psicólogos e Assistentes Sociais na Educação, Audiência Pública sobre o exercício da podologia em MS, entre outros assuntos, além das sessões plenárias e reuniões da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

A transmissão mais assistida foi sobre a campanha Maio Laranja, criada pela Lei 5.118 de 2017, de autoria do deputado Herculano Borges (Solidariedade), quem também coordenou dois dias de evento online com o objetivo de discutir formas de combater ofensas sexuais contra crianças e adolescentes no Estado. Somente no primeiro dia de evento quase 1,7 mil pessoas alcançadas foram alcançadas organicamente, com interação de 107 comentários e 36 compartilhamentos – reveja a cobertura aqui.


Dep. Herculano Borges teve a live mais visualizada

“As lives são importantes, pois possibilitamos o acesso de pessoas influentes a participarem, que por ventura não poderiam vir ao vivo, como foi nesse evento, com diversos especialistas e autoridades no combate ao abuso de crianças, que nos ajudaram a elaborar um documento que fortaleceu a rede de proteção do Estado. Então os meios online foram fundamentais para disponibilizar informação preciosa a todos, inclusive por permanecer disponível mesmo após o evento, podendo ser acessada a qualquer momento”, reforçou o deputado Herculano Borges.  


Interação do público via Facebook

O público interage por meio de comentários, que são repassados durante a transmissão para conhecimento dos parlamentares, que podem, inclusive, responder perguntas ao vivo. Para participar, acompanhe nossas redes sociais e fique de olho quais são as próximas lives agendadas. 

Site oficial

O site oficial da Casa de Leis - www.al.ms.gov.br – é atualizado diariamente pelos jornalistas da Gerência de Site e Mídias Sociais, assim como abastecido por matérias das assessorias parlamentares. Seu alcance de 1 de janeiro a 12 de julho de 2021 foi de 319.934 visualizações, de pessoas dos mais diversos locais do Brasil e do mundo. 


Arte: Luciana Kawassaki

A maior parte do público que acessa o Site Oficial são mulheres, 53,10% contra 46,90% de usuários homens. E a faixa etária que mais prestigia o site oficial é a entre 25 e 34 anos (30,28%). A home inicial é a aba mais acessada, seguida pelo link Estrutura Organizacional.

Foi registrado um aumento de 4,63% nos acessos se compararmos o mesmo período em 2020. E em julho de 2021 o site oficial registrou 77.655 usuários, um acréscimo de mais de 10% se compararmos a julho do ano passado. A escolha de 59,48% deles é acessar pelo celular, outros 40,23% preferem pelo computador e apenas 0,29% leem as notícias via tablet.

Segundo o presidente da Casa de Leis, deputado Paulo Corrêa (PSDB), “é uma satisfação poder ter essa empatia junto à população de poder levar ao conhecimento do que está acontecendo, em um momento de pandemia e em que tudo acontece online”. Ele citou o esforço de funcionários que revezaram em sistema presencial e homeoffice.


Presidente destaca empatia do público

“Com a ajuda de todos que estão trabalhando e fazendo acontecer, não estamos deixando nenhuma pendência para o segundo semestre. Muitos estão trabalhando de casa, fizemos com que funcionasse mesmo assim, meu agradecimento aos funcionários e aos deputados que também estão em parte aqui comigo na tribuna e em parte virtual, mas estamos vacinando muito em Mato Grosso do Sul e vamos em breve reavaliar para poder reabrir a Assembleia Legislativa para o povo ter nosso trabalho em sua plenitude”, disse o presidente Paulo Corrêa.

Para conhecer os materiais especiais produzidos clique aqui e saiba o que os deputados estaduais têm feito pelo combate do coronavírus conhecendo o Informativo ALEMS por aqui.

Outros canais de comunicação

A ALEMS ainda mantém outras redes sociais para interação com o público e conhecimento do trabalho parlamentar, como o Twitter (@assembleia_ms), além do Flickr para o compartilhamento gratuito de mais de 900 fotos do nosso banco de imagens.  Pelo site oficial ainda é possível acessar a Radio ALEMS e a TV ALEMS. Você também pode receber as principais notícias dos deputados via Newsletter semanal – assine-a clicando aqui.


Siga pelo @assembleiams

O Instagram obteve uma evolução de 10,34% em número de seguidores no primeiro semestre de 2021. Até o fechamento desta matéria, foram registrados 7.745 seguidores. De forma acessível, nesta rede social você também pode encontrar as leis sancionadas, os projetos apresentados e aprovados e a agenda do que acontece no Legislativo e ainda bastidores dos deputados e das notícias.

O trabalho da Comunicação da ALEMS também mantém um canal na plataforma Spotify, com cinco episódios do Falando da Casa, um podcast criado para compartilhar informação e curiosidades do Legislativo, já com cinco episódios no ar. Além disso o cidadão ainda pode falar com a Assembleia Legislativa por meio do WhatsApp (+55 67 3389-6393), canal que alcançou 1.046 contatos cadastrados até o fechamento desta matéria. Para fazer parte deste grupo, envie seu nome e seu telefone para este número e assim receberá os disparos de informações da ALEMS diretamente em seu celular.

*Colaboraram com os dados: Michel Dávila e Razia Krug.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.