Ordem do Dia: Prioridade na vacinação de líderes religiosos segue à sanção

Imagem: As sessões plenárias mistas são transmitidas ao vivo pelos canais oficiais de comunicação da Assembleia Legislativa
As sessões plenárias mistas são transmitidas ao vivo pelos canais oficiais de comunicação da Assembleia Legislativa
15/07/2021 - 11:31 Por: Christiane Mesquita    Foto: Wagner Guimarães

Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovaram 13 matérias durante a Ordem do Dia desta quinta-feira (15). Na última sessão do semestre foram analisados 11 projetos de decreto legislativo e dois projetos de lei.  A sessão plenária mista é conduzida do Plenário Deputado Júlio Maia e é transmitida ao vivo nos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis - canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMSYoutubeFacebookRádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS - (Android/iOS).

Projeto de Lei 128/2021, de autoria do deputado Lidio Lopes (PATRI), foi aprovado e segue agora à sanção. A matéria dispõe sobre a prioridade de imunização dos representantes religiosos no programa de vacinação contra a Covid-19, em Mato Grosso do Sul.

Lidio Lopes defendeu o seu projeto na tribuna virtual. “Agradeço a todos pela votação favorável. Há a necessidade da aprovação deste projeto, essas pessoas, os líderes religiosos de qualquer denominação, estão na linha de frente de atendimento as pessoas que sofrem e precisam de todo o tipo de ajuda devido a pandemia do novo coronavírus”, considerou.

Em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 211/2021, que dispõe sobre o serviço público de loteria de Mato Grosso do Sul, altera a Lei Estadual 4.640/2014. Na prática, o projeto prevê a reativação do Lotesul, com o objetivo de destinar os recursos arrecadados para a Seguridade Social.  

Calamidade pública

Os Projetos de Decreto Legislativo 32/2021, 33/2021, 35/2021, 36/2021, 37/2021, 38/2021, 39/2021, 41/2021, 42/2021, 43/2021 e 45/2021, de autoria da Mesa Diretora da ALEMS, foram aprovados. Eles prorrogam os efeitos dos decretos da calamidade pública em 11 municípios. Os projetos seguem à promulgação pela Casa de Leis, sendo então publicados no Diário Oficial Eletrônico da instituição.

Até o dia 31 de dezembro de 2021 será então prorrogado o estado de calamidade pública de Laguna Carapã, Rio Brilhante, Douradina, Ladário, Selvíria, Deodápolis, Campo Grande, Três Lagoas, Batayporã, Pedro Gomes, e Jardim, respectivamente, em decorrência da pandemia causada pela Covid-19.

Saúde


Crhistinne Maymone agradeceu a parceria da Secretaria de Saúde com a ALEMS

A secretária-adjunta de Estado de Saúde (SES), Crhistinne Maymone, esteve presente na sessão mista, e elogiou a atuação parlamentar. “Quero agradecer o apoio desta Casa de Leis. A Secretaria de Estado de Saúde está desenvolvendo todo esse trabalho com o apoio de vocês. Obrigada pelo apoio de vocês”, destacou.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Paulo Corrêa (PSDB) agradeceu ao trabalho desenvolvido pela SES. “Dra. Crhistinne Maymone, parabéns pelo trabalho, é um orgulho para Mato Grosso do Sul, o primeiro estado em vacinação. Quero parabenizar a cada servidor, cada pessoa em cada Secretaria Municipal de Saúde por esse árduo trabalho”, ressaltou o presidente.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.