Proposta assegura meia-entrada a autista e um acompanhante em eventos no MS

Imagem: Projeto foi apresentado pelo deputado estadual Barbosinha
Projeto foi apresentado pelo deputado estadual Barbosinha
16/07/2021 - 14:05 Por: Evellyn Abelha   Foto: Luciana Nassar

O deputado Barbosinha (DEM) apresentou proposta para assegurar às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a um acompanhante o direito à meia-entrada em eventos no Estado. O Projeto de Lei 221/2021 foi protocolado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) nesta sexta-feira (16).

A intenção é que o benefício seja válido para sessões de cinema, teatro, espetáculos esportivos, shows e outros eventos culturais e esportivos realizados em Mato Grosso do Sul. A proposta detalha que a meia-entrada se refere ao desconto de 50% nos ingressos e que a extensão do direito é dada a apenas um acompanhante da pessoa com TEA.

A previsão é que a vantagem seja concedida mediante a apresentação, pela pessoa com Transtorno do Espectro Autista ou seu responsável, de atestado médico constando o Código Internacional da Doença (CID) ou documento emitido por órgão oficial que comprove a condição alegada.

“É dever do Estado e da sociedade garantir a todos a igualdade de tratamento, respeitando-se as limitações e diferenças, desse modo, as pessoas que possuem espectro autista já enfrentam uma série de dificuldades para poder participar dos eventos em sociedade, nada mais justo que a essas pessoas e aos acompanhantes sejam facilitadas as formas de aquisição de ingressos em eventos culturais, esportivos e outros”, defendeu o parlamentar.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.