Pautadas para hoje propostas que promovem direitos e criam campanhas de conscientização

Imagem: Sessão plenária da ALEMS, momento em que os parlamentares apresentam, discutem e votam projetos de lei e outras proposições
Sessão plenária da ALEMS, momento em que os parlamentares apresentam, discutem e votam projetos de lei e outras proposições
04/08/2021 - 07:00 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Luciana Nassar

Três propostas estão pautadas para a Ordem do Dia da sessão desta quarta-feira (4) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). As proposições tratam sobre promoção de direitos das pessoas com deficiência, enfrentamento da violência contra as mulheres e conscientização quanto a epilepsia. A reunião tem início às 9h e pode ser acompanhada pelos canais oficiais da Casa de Leis.

Com aprovação unânime na primeira votação, o Projeto de Lei 116/2021 está entre os pautados para hoje. A proposta, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB) cria o Dia Estadual de Combate ao Assédio Moral e Sexual contra Mulheres no Ambiente de Trabalho. A data da campanha, conforme o proposição, será 2 de maio. Nesse dia, serão realizadas, todos os anos, ações de conscientização, prevenção e enfrentamento de atitudes abusivas, constrangimentos e humilhações contra as mulheres nos locais de trabalho.

Também aprovado com unanimidade em primeira discussão, o Projeto de Lei 53/2021 deve retornar ao Plenário nesta quarta-feira. De autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), a proposta isenta as pessoas com deficiência do pagamento da inscrição em eventos esportivos realizados em Mato Grosso do Sul. Do total de vagas para inscrição, 10% poderão ser reservadas a pessoas com deficiência.

Outra proposta do deputado Antonio Vaz está prevista para hoje. Trata-se do Projeto de Lei 189/2021, que institui a campanha Março Roxo, destinada à conscientização sobre a epilepsia. Conforme a proposta, prevista para ser votada em primeira discussão, anualmente, durante o mês de março, serão realizadas ações com o objetivo de informar, conscientizar e mobilizar a sociedade em relação à epilepsia. A proposta tem parecer favorável por unanimidade da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

As sessões plenárias da ALEMS são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, com transmissão ao vivo pelo Canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMSYoutubeFacebookRádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS). 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.