CCJR aprova projeto de Capitão Contar que busca incentivar a doação de medula óssea

04/08/2021 - 12:17 Por: Assessoria de Imprensa  

Foi aprovado nesta quarta-feira (4), durante sessão da CCJR (Comissão de Constituição, Redação, Justiça e Redação) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o Projeto de Lei 200/2021, de autoria do Deputado Estadual Capitão Contar (PSL) que denomina de “Lei Michel Maruyama” a Lei n. 4.827 sobre a isenção do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos ao doador de medula óssea.

Diagnosticado em 2014 com leucemia mieloide, Michel precisou de transplante de medula óssea, quando começou uma campanha na internet para informar e orientar a população sobre a importância e a forma de se fazer o cadastro para doação. A campanha do militar se tornou mundialmente conhecida como #TamoJuntoMichel e ajudou a multiplicar o número de cadastros no Registro Brasileiro de Doadores de Voluntários de Medula Óssea (Redome) do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Mesmo transplantado, perdeu a batalha para leucemia após três anos de luta, em 19 de março de 2017.

Através das campanhas que realizou na internet, Michel conseguiu incentivar o cadastro de cerca de 11 mil doadores no Brasil. “Ter o nome de alguém que lutou tão bravamente pela vida e ainda incentivou milhares de outras pessoas a se tornarem doadoras voluntárias de medula óssea será uma honra para nós, sul-mato-grossenses, e vai incentivar ainda mais a conscientização sobre a doação”, ressaltou o Deputado Capitão Contar.

Conheça a proposta do Capitão Contar aqui.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.