Projeto de Felipe Orro inclui Dia Estadual da Segurança do Paciente no calendário de MS

Imagem: Ana Maria Tristão, representante da Sobrasp em MS, e deputado Felipe Orro.
Ana Maria Tristão, representante da Sobrasp em MS, e deputado Felipe Orro.
23/09/2021 - 13:46 Por: Assessoria de Imprensa   Foto: Assessoria de Imprensa

O deputado estadual Felipe Orro apresentou Projeto de Lei nesta quinta-feira que institui o Dia Estadual da Segurança do Paciente no calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul, a ser celebrado anualmente no dia 17 de setembro. A proposição foi articulada pelo parlamentar junto à Sobrasp (Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente).

Na justificativa do Projeto de Lei, Felipe Orro destaca que "a iniciativa abre espaço no calendário sul-mato-grossese para que a segurança do paciente seja celebrada e, principalmente, que haja maior conscientização sobre as estratégias e ações adotadas para o estímulo e garantia da segurança na assistência à saúde", pontua Orro.

A elaboração do Projeto de Lei foi articulada pelo deputado Felipe Orro junto à representante da Sobrasp em Mato Grosso do Sul, Ana Maria Tristão. Felipe reitera que "a segurança do paciente é um atributo que vem adquirindo cada vez mais importância em todo o mundo, favorecendo não somente os pacientes, mas familiares, gestores e profissionais da saúde, que podem oferecer assistência segura, reduzindo riscos de danos desnecessários associados aos cuidados com a saúde", enfatiza o parlamentar.

De acordo com o texto da proposta, o Poder Executivo poderá tomar as providências necessárias para que os estabelecimentos de saúde públicos de Mato Grosso do Sul incorporem eventos ou atividades alusivas à data a seus calendários comemorativos. O Projeto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.