Professores, administrativos e gestores da Educação são homenageados pela ALEMS

Imagem: A solenidade aconteceu de forma remota, na noite desta terça-feira
A solenidade aconteceu de forma remota, na noite desta terça-feira
19/10/2021 - 20:57 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Wagner Guimarães

A pandemia da Covid-19 parou o mundo, fechou as escolas e deu um choque inédito na história da educação. Os trabalhadores tiveram que se reinventar para efetivarem suas atividades no âmbito do ensino remoto. Em reconhecimento ao esforço destes profissionais, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou, na noite desta terça-feira (19), sessão solene mista para entrega da Comenda Professora Maria Ildonei de Lima Pedra, proposta pelo deputado Marçal Filho (PSDB), autor da Resolução 102/2019. 

“Esperamos que esta homenagem sirva de estímulo aos profissionais que atuam na área, como também aos que pretendem entrar na carreira docente. Muitas pessoas não querem abraçar a carreira do educador por todos os problemas que a atividade impõe. Na pandemia tivemos esse exemplo, os professores tendo que se adaptar à tecnologia e se aprimorar com poucos recursos. Nesta noite, a Assembleia Legislativa reconhece o esforço desses trabalhadores em manter a educação à distância, o aprendizado e o interesse dos alunos à continuidade do saber”, afirmou Marçal.

De acordo com o parlamentar, a comenda recebeu o nome da professora Maria Ildonei de Lima Pedra em razão do excepcional serviço prestado pela educação e em favor dos direitos das mulheres. Ela fez parte da diretoria da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) e representante sindical da Associação Campo-Grandense dos Profissionais em Educação (ACP). 


Adriano Lima Pedro, filho da professora Maria Ildonei

“Minha mãe foi uma guerreira implacável na defesa da educação, dos direitos das crianças e no enfretamento à violência doméstica. Ela me ensinou lutando. Aos 8 anos de idade, estive com ele acampado em frente à governadoria, lutando pelos trabalhadores, naquela época os profissionais passavam necessidade por conta do desleixo do Estado para com a categoria. Travamos muitas batalhas contra os descasos do Estado e exigindo respeito aos educadores, que têm a função mais importante de todas, ensinar. Ela lutou com  bravura e coragem. Tenho orgulho de estar aqui pela minha mãe”, falou Adriano Lima Pedro, filho da professora Maria Ildonei.

Os homenageados da noite foram: Ângela Aparecida Bernegozze Monteschio, Bertides Aguiar Ferreira, Deumeires Batista de Souza Rodrigues de Morais, Diogo Ferreira de Moraes, Ivarlete Pinheiro Jean Sérgio Clavisso Fogaça, José Aparecido Ocanho Lino, José Vicente Tardivo, José Renivaldo Alencar, Marcos Gomes Vilani, Wilson Akira Tanizaki, Ramona de Lima Aquino, Rudnei Siqueira Bernardes, Nei Elias Coinhete, Idazima Alves de Oliveira, Reynaldo Abraão Camargo, Sandra Bernardes de Souza, Edna Pedrosa Batista, Marcia Regina do Nascimento, Arilda Castro dos Santos, Ayron Vinicius Pinheiro, Antonio José Gaspar Melin, Roberto Figueiredo, Audrey da Silva Milan Conti, Kely Pereira Nogueira, Dalvino da Cunha Silva e Daniela Meili Staut.


Deumeires Morais, vice-presidente da Fetems

“É um momento muito importante, em que a Assembleia tem a oportunidade de trazer a importância dos trabalhadores e trabalhadoras em educação que fazem a diferença no seu ambiente de trabalho e na sociedade em geral. Com relação à pandemia, os professores são sobreviventes, como toda a população brasileira, pois tiveram que se reinventar, buscar novas estratégias e formas de trabalho para colocar em prática os ensinamentos e conseguiram vencer. O esforço dedicado neste último ano mostra a importância destes profissionais e a necessidade da valorização salarial e de carreira”, disse Deumeires Morais, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores Em Educação de Mato Grosso do Sul  (Fetems).

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.