Kemp defende projeto de lei que concede direito a trabalhadores de MS

Imagem: Projeto de Pedro Kemp garante três dias de falta para realização de exames preventivos em MS
Projeto de Pedro Kemp garante três dias de falta para realização de exames preventivos em MS
20/10/2021 - 11:13 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) defendeu na tribuna virtual da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), durante a sessão mista desta quarta-feira (20), o Projeto de Lei 296/2021, de lei de sua autoria, que concede aos trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público do Estado de Mato Grosso do Sul o direito de se ausentar do serviço para fins de exames preventivos contra o câncer.

“Peço apoio dos pares neste projeto para que trabalhadores e trabalhadoras tenham a oportunidade de faltar ao trabalho pelo menos três vezes ao ano para a realização destes exames preventivos do câncer. A realização dos exames deve ser incentivada e os trabalhadores terem suas faltas abonadas”, declarou Pedro Kemp.

Os trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público de todo o Estado, estatutários, celetistas, comissionados ou temporários, que prestem serviços em órgãos públicos da administração direita ou indireta, poderão deixar de comparecer ao serviço, sem qualquer prejuízo, nos dias em que estiver comprovadamente realizando exames preventivos de câncer do colo de útero, de câncer de mama, câncer de próstata, câncer de intestino e outros tipos de câncer.

Pedro Kemp ainda falou sobre a importância da conscientização de toda a sociedade na prevenção do câncer. “O Outubro Rosa relembra às mulheres que o seu bem-estar deve receber atenção diária. Com a pandemia, houve uma queda significativa na procura das mulheres para a realização do exame do toque das mamas e rastreamento. O câncer que mais mata a população feminina no Brasil é o neoplasma maligno, o diagnóstico antecipado auxilia e salva. O Novembro Azul é muito importante também, pois os homens não têm o costume de procurar médicos para o exame preventivo do câncer da próstata, é necessário conscientizar acerca da importância deste exame preventivo, há muito preconceito e desinformação. Meu projeto assegura o direito à falta no trabalho, já que não adianta fazer a campanha se não garantirmos o direito aos trabalhadores e servidores terem suas faltas abonadas para realizar esses exames preventivos”, concluiu.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.