Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
ALEMS no combate ao Coronavírus

Pedro Kemp cobra força-tarefa para acelerar cirurgias eletivas em MS

Imagem: Pedro Kemp  sugeriu que o Estado faça parcerias com unidades públicas e privadas para retomar as cirurgias eletivas
Pedro Kemp sugeriu que o Estado faça parcerias com unidades públicas e privadas para retomar as cirurgias eletivas
21/10/2021 - 10:51 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

O deputado Pedro Kemp (PT) fez uso da palavra na sessão desta quinta-feira (21), para solicitar ao Poder Executivo a realização de uma força-tarefa para acelerar a produção cirúrgica nos hospitais de Mato Grosso do Sul. O parlamentar sugeriu que o Estado faça parcerias com unidades públicas e privadas para retomar as cirurgias eletivas suspensas devido à pandemia.

“Quando teve início a pandemia, foi acertada a decisão do governo em suspender as cirurgias eletivas para dar atenção especial aos pacientes com Covid-19. Agora, é preciso uma força-tarefa para diminuir as filas de procedimentos que foram temporariamente interrompidos”, disse.

Kemp fez um alerta sobre um possível colapso e cobrou agilidade da Secretaria de Estado de Saúde. “Pode ocorrer um risco de colapso do sistema de saúde pela concomitância de tratamentos postergados e novos pacientes que entram na fila. Pacientes que aguardam o procedimento cirúrgico correm risco de terem mais dor, acréscimo de complicações, transtornos e limitações. É necessária a força-tarefa e o estabelecimento de critérios”.

Arrecadação de alimentos

Pedro Kemp também fez a divulgação da campanha promovida pela Coalização Negra por Direitos, em parcerias com várias entidades, para arrecadar fundos para ações emergenciais de enfrentamento à fome, à miséria e à violência na pandemia de Covid-19. “Estão sendo doadas cestas de alimentos para famílias da periferia, favelas, comunidades ribeirinhas e quilombos”, informou. Para doar, acesse aqui.  

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.