Saúde em Foco aborda a maneira como se manifestam as emoções em nosso corpo

Imagem: A educadora física Síntia Peralta foi a entrevistada desta edição do Saúde em Foco
A educadora física Síntia Peralta foi a entrevistada desta edição do Saúde em Foco
08/11/2021 - 12:28 Por: Ana Paulo Gimenes   Foto: Divulgação TV Assembleia

Entender o ser humano de maneira mais completa, levando em consideração como as emoções podem se manifestar fisicamente é a proposta da educadora física Síntia Peralta, especializada no Método 3D e na massagem tensitiva, entrevistada nesta edição do programa Saúde em Foco. A abordagem 3D é ensinada pelo treinador Samorai, do Instituto Samorai de São Paulo e a massagem tensitiva, da terapeuta Maialu Luz. 

De acordo com a educadora física, o corpo fala através da dor, uma queixa física tem suas causas emocionais. O que pode ser observado no dia-a-dia, por exemplo, a maneira como se caminha quando se está alegre ou triste. Ficar com a cabeça baixa por ser tímido. “Tudo tem uma causa, uma história, por isso é importante olhar não apenas o corpo, mas as emoções”, observa. 

Para ela não é possível abordar o ser humano em partes, só um joelho e tratar de maneira isolada. “É preciso saber o porquê daquela dor, a essência do paciente, corpo, mente e espírito, para escutar o corpo. Qual objetivo da reabilitação? Você quer jogar bola, abaixar para brincar com filho? São fatores que definem o nosso processo, a nossa caminhada”, explica. 

A educadora conta um caso no qual usou a massagem e observou certos aspectos: quadril encaixado (dor, humilhação), cifose (medo de ser manipulada), pescoço para frente (vive no mundo das ideias dela). “Corpo foi moldado conforme a mielinização que passou pela coluna”, exemplifica, acrescentando que não são diagnósticos fechados e iguais, até mesmo porque a individualidade é outro fator a ser considerado.   

“Não dá para padronizar, um mesmo exercício para todos os casos. Eu sempre digo que é assim, no final de tudo é sempre uma evolução espiritual. Você escolhe seu caminho, seja no yoga, na caminhada, no karatê. O importante é evoluir em corpo, mente e espírito”, concluiu. Confira esta e outras edições do programa no canal 9 da Claro Net TV, no portal da Assembleia Legislativa e no na canal oficial da Casa de Leis, no Youtube. 

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.