Lei: Campanha Corte Solidário para doação de cabelos entra em vigor

Imagem: Lei de Jamilson Name é voltada às pessoas que tem câncer e precisam ser submetidas à quimioterapia
Lei de Jamilson Name é voltada às pessoas que tem câncer e precisam ser submetidas à quimioterapia
10/11/2021 - 08:43 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar/Arquivo ALEMS

De autoria do deputado Jamilson Name (sem partido), entra em vigor a partir de hoje em todo o território estadual a Lei 5.748/2021, que institui a Campanha de Conscientização e Incentivo à Doação de Cabelos, Corte Solidário, destinados a pessoas com alopecia induzida por quimioterapia.

A campanha será realizada anualmente na semana do dia 27 de novembro, que é o Dia Nacional de Combate ao Câncer, com o objetivo de coletar mechas de cabelo para a confecção de perucas. Os cabelos arrecadados deverão ter, no mínimo, 15 cm de comprimento, e serão destinados somente à confecção gratuita de perucas para pessoas com alopecia induzida por quimioterapia.

As ações de mobilização poderão ser promovidas pelo Poder Público em parceria com entidades assistenciais, e com o auxílio da sociedade civil organizada, com a realização de mutirões e disponibilização de postos de coleta das mechas de cabelo, peças publicitárias a serem inseridas nos meios de comunicação; e a criação de oportunidade de integração de órgãos e entidades, públicos e privados, em ações conjuntas para a consecução dos objetivos desta Lei.

Jamilson Name explica sobre o fator agravante que é a alopecia induzida por quimioterapia para as pessoas que tem câncer. “A alopecia induzida por quimioterapia é, um dos fatores agravantes de abalo sentimental aos pacientes sujeitos a esse tratamento, e embora na grande maioria das vezes seja transitória, a perda capilar acarretada pela quimioterapia pode ser permanente. Desta forma a disponibilização de peruca aos pacientes promoverá a melhora do estado emocional geral desses cidadãos, resultando em bem-estar, e melhoria na sua qualidade de vida e autoestima”, relatou.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.