Programa Sextou debate Dia da Consciência Negra

Imagem: Eugênia Portela, doutora em Educação, falou sobre  o Dia da Consciência Negra no programa Sextou, apresentado por Ben-Hur Ferreira
Eugênia Portela, doutora em Educação, falou sobre o Dia da Consciência Negra no programa Sextou, apresentado por Ben-Hur Ferreira
12/11/2021 - 17:25 Por: Paulo Radamés   Foto: TV ALEMS

Para comemorar o Dia da Consciência Negra no Brasil (20 de novembro), a TV Assembleia dedica a última edição do Sextou uma entrevista especial com a professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e doutora em educação Eugênia Portela. 

A entrevista, conduzida pelo coordenador da Escola do Legislativo sul-mato-grossense, Ben-Hur Ferreira, passou por tópicos como a trajetória de militância de Eugênia e suas influências na luta pela igualdade, o significado histórico da data escolhida para a Consciência Negra no país e as recentes conquistas raciais dessa parcela da população brasileira. 

“A consciência negra no 20 de novembro, representa esse deslocamento histórico, pois Zumbi dos Palmares é quem lutou pela liberdade nos quilombos. Isso representa também a necessidade de que todos tenham consciência de que existe desigualdade racial e o racismo é estrutural”, opinou a professora. 

O Sextou tem suas edições transmitidas às quartas e sextas-feiras (16h e 7h30), e também aos domingos (11h) pelo canal 9 da Claro NET TV, além do YouTube da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Para assistir ao programa, clique aqui.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.