Consciência Negra: ALEMS entrega Troféu Zumbi dos Palmares nesta sexta-feira

Imagem: Solenidade acontecerá no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 19h30, nesta sexta-feira
Solenidade acontecerá no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 19h30, nesta sexta-feira
18/11/2021 - 11:58 Por: Tainá Jara   Foto: Luciana Nassar/Arquivo ALEMS

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) vai homenagear 30 personalidades, reconhecidas na luta de combate ao racismo e na promoção da igualdade racial, com o Troféu Zumbi dos Palmares. O evento - realizado em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro - acontecerá no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 19h30, nesta sexta-feira (19).

A honraria foi instituída na Casa de Leis, por meio da Resolução 36/2009, de autoria do deputado estadual Amarildo Cruz (PT), proponente da solenidade. Para o parlamentar, a homenagem é uma das ações mais importantes relativas ao mês da Consciência Negra, no Estado.


Deputado Amarildo Cruz, proponente da solenidade

“O Troféu Zumbi dos Palmares é entregue há mais de dez anos no nosso Estado às pessoas que lutam contra discriminação racial. Àquelas que promovem a igualdade étnico-racial no nosso Estado. Essas pessoas precisam ter o reconhecimento público. Precisam ser incentivadas”, destacou o deputado.

Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra foi criado em 2003, quando foi incluída no calendário escolar até ser, oficialmente, instituído em âmbito nacional mediante a Lei 12.519/ 2011.  A data, 20 de novembro, é celebrada em todo o Brasil como forma de lembrar a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos da resistência negra à escravidão.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.