Ambiente legal de negócios é tema de debate na Conferência Nacional da Unale

Imagem: Silas Santiago falou da importância dos Parlamentos Estaduais na implantação de para políticas públicas pequenas empresas
Silas Santiago falou da importância dos Parlamentos Estaduais na implantação de para políticas públicas pequenas empresas
25/11/2021 - 11:23 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

A 24ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que acontece no centro de eventos Bosque Expo, em Campo Grande, segue com várias palestras nesta quinta-feira (25). Pela manhã, o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Silas Santiago, falou sobre a contribuição do Poder Legislativo na melhoria do ambiente legal de negócios.

Ele falou da importância dos Parlamentos Estaduais na implantação de para políticas públicas para micros e pequenas empresas, que representam 99% do total do País e empregam quase 15 milhões de pessoas com carteira assinada, sendo que 40% da soma de todos os salários no país são pagos por elas.

“Essa relevância dos pequenos negócios acontece no mundo. Quando se tem uma crise, eles resistem um pouco mais e seguram mais os empregos. Pequenos negócios já representam 30% do Produto Interno Bruto do País. Os números revelam que temos vocação empreendedora. Por isso, cabe aos poderes públicos ajudar as empresas de menor porte para que sejam competitivas e acabar com os entraves que impedem o crescimento do setor”, destacou.

Silas falou da simplificação de abertura de empresas no Brasil e orientou os Estados a adotarem a assinatura eletrônica avançada. Ele ainda defendeu acesso ao crédito, redução da burocracia, flexibilização de regras e prazos para pagamentos de impostos.

Presente no evento, o deputado Antonio Vaz (Republicano) disse que seu foco é elaborar projetos voltados para a desburocratização. “Tenho várias proposições neste tema, pois acredito que desburocratizar processos pode salvar empregos, rendas e sonhos”, destacou.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.