ALEMS no combate ao Coronavírus

Com mais de 686 mil acessos e interações, Site e Mídias aproximam cidadãos da ALEMS

Imagem: Parte da redação do Site Oficial e Mídias Sociais da ALEMS cobrindo as sessões plenárias
Parte da redação do Site Oficial e Mídias Sociais da ALEMS cobrindo as sessões plenárias
17/12/2021 - 09:00 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Wagner Guimarães

A atividade parlamentar vai muito além dos muros da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), alcançando um público diverso a partir do trabalho dos jornalistas, repórteres fotográficos e técnicos da Comunicação Institucional da Casa de Leis. Esta aproximação pode ser conferida pelos recordes de acessos que o Site Oficial www.al.ms.gov.br e as mídias sociais no Facebook, Instagram, Twitter alcançaram em 2021, com mais de 600 mil visualizações no portal oficial e 86 mil interações nas redes, que fazem a cobertura completa do dia a dia na ALEMS.

“Esse é um trabalho importante que dá voz e transparência ao Legislativo. Mostra que nossa Casa tá unida, temos feito um ano Legislativo exemplar e isso transparece no comprometimento de que fazermos o melhor possível para o Mato Grosso do Sul. É aqui na Casa de Leis que o cidadão tem a voz representada”, resumiu o presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB).

Além do portal oficial e as mídias institucionais, a Secretaria de Comunicação Institucional da ALEMS, também é composta pela TV Assembleia e Rádio Assembleia. “O trabalho da nossa equipe tem ajudado a levar aos sul-mato-grossenses a informação que todos precisam sobre o Legislativo. Os números crescentes de acesso - sempre orgânico - são prova da imensa contribuição dessas ferramentas na garantia de transparência das ações parlamentares. Quanto ao site e as mídias, acredito que a narrativa online de tudo o que acontece na Casa de Leis é a forma mais moderna de contribuir para a construção da cidadania.”, explicou o secretário da pasta, Adriano Porfírio Furtado, jornalista que também responde pela assessoria de imprensa da ALEMS.

Os canais online são geridos pela jornalista Fabiana Silvestre, quem coordena a na Gerência de Site e Mídias Sociais. “O canal oficial de informações, o Site ALEMS, reúne notícias, fotos e os projetos que tramitam no Legislativo, bem como conteúdos especiais e o acesso direto aos canais oficiais da TV e Rádio ALEMS, assim como aos perfis da Casa de Leis nas mídias sociais. Também temos links para cadastro à lista de transmissão do WhatsApp e para recebimento da Newsletter Ação ALEMS. Além de todos esses produtos, transmitimos em tempo real as sessões, reuniões e eventos da Casa e produzimos na Gerência de Site e Mídias Sociais conteúdos diários sobre as ações dos 24 deputados estaduais. Uma equipe diversa, criativa e muito dedicada, que garante a qualidade dos materiais, aperfeiçoados todos os dias",  disse a jornalista. Conheça mais sobre este trabalho:

Site Oficial

Com 664.269 páginas visualizadas em 2021, o site obteve um aumento de 22% de aumento nos acessos, comparado com 2020, em análise no mesmo período de 1 de janeiro a 10 de dezembro. Foram 51,4% de acessos via computador, 48,3% de visualizações modo mobile via celular e outros 0,3% por tablet, com melhoria perto de 40% no tempo médio de carregamento da página, se comparado com o ano anterior.


Equipe registrou mais de 6.500 fotos em 2021 / Foto: Cyro Clemente

O perfil dos usuários é composto por maioria mulher (52,5%), em comparação com os homens, que representam 47,5% das pessoas que acessam o portal da ALEMS. A maior parte dos acessos é feita no território nacional (79,63% ), com 65,55% de Mato Grosso do Sul, seguido por 11,11% de São Paulo. As buscas orgânicas predominaram a escolha de 49,30% dos usuários neste período, ou seja, o Poder Legislativo alcança amplo número de pessoas sem investimento do dinheiro público em propaganda. Outros 38,4% acessam o site digitando diretamente a URL - www.al.ms.gov.br, o que também demonstra conhecimento do público sobre onde se encontram as informações oficiais dos parlamentares.

A cobertura do trabalho Legislativo foi ampla, com 1.561 matérias produzidas pela Agência de Notícias entre janeiro e dezembro de 2021. A notícia mais acessada obteve 1098 visualizações, até o fechamento deste balanço. Mais de 6.500 fotos compuseram as 223 novas galerias criadas em 2021 no Banco de Imagem. Assim como o compartilhamento de notícias, as fotos podem ser reproduzidas de forma gratuita apenas citando o crédito Agência ALEMS ou o nome do(a) fotógrafo(a)/ALEMS, respectivamente.

Além de acompanhar as votações, reuniões de comissões, o público pode acessar matérias especiais com o olhar humanizado sobre as ações institucionais em prol dos autistas com o Abril Azul, do combate ao abuso de crianças e adolescentes com o Maio Laranja, dos direitos dos idosos com o Junho Prata, no combate à violência doméstica com o Agosto Lilás, no incentivo à doação de órgãos com Setembro Verde e na prevenção de suicídios com Setembro Amarelo, no combate aos cânceres com o Outubro Rosa e o Novembro Azul e aos portadores de HIV/AIDS com o Dezembro Vermelho.

No ano de 2021 também foram produzidas matérias especiais para o Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia do Trabalhador, aos 32 anos da Constituição de Mato Grosso do Sul e aos 44 anos da criação do estado e ainda sobre a articulação política para a retomada da economia com os entraves da pandemia da Covid-19. O ano fechou com a cobertura do pacote de reajustes salariais propostos pelo Poder Executivo.


Somente o Instagram da Casa de Leis teve aumento de 18% de seguidores

Mídias Sociais

A população ainda pode acompanhar o trabalho legislativo pelas mídias sociais Facebook, Instagram e Twitter, que se tornaram ferramentas de contato direto entre os cidadãos e os deputados estaduais, como demonstram as 86.229 interações nas três redes de 1 de janeiro a 10 de dezembro 2021. Neste período foram contabilizados 1.153 posts no Facebook com 34.164 interações. Já no Instagram foram 673 postagens, com 51.553 interações nos stories. O primeiro conta com 7.460 seguidores, um aumento de 12,53% em relação a dezembro do ano passado e o Instagram somou 8.207 seguidores, um aumento de 18,10%, em relação ao último mês do ano de 2020.

O Twitter registrou aumento de 22,32% de seguidores de 2020 para 2021, com 730 seguidores e um alcance de 1.927.745, com o total de 473 posts. O trabalho da Comunicação também conta com os espaços do Flickr e WhatsApp. Este conta com 1.025 contatos para disparos de notícias internas e externas. Já o Flickr contou com mais de 51.600 acessos, um aumento de 37,4% de 2020 para 2021, com 962 fotos publicadas em 40 álbuns. As fotos históricas são as mais acessadas pelos usuários.

Produtos comunicacionais

Em 2021 também foram produzidos pela equipe da Gerência de Site e Mídias Sociais dois livros digitais. “A descoberta da oncinha de laço apertado”, com história que ajuda a encorajar meninas a serem o que quiserem ser e a educar meninos a entenderem os direitos femininos. E “Preta, rainha nascida do céu e da terra”, livro que conta a história de uma oncinha-preta, raptada no Pantanal e trancada em uma jaula, onde enfrenta a violência do racismo.

Para debater o racismo a ALEMS foi além, pois não basta não tolerar o racismo, mas também é preciso ter atitudes antirracistas e isso é o que propõe a página ALEMS Antirracista, um produto multimídia que reúne leis pela igualdade racial, banco de talentos de pessoas negras de Mato Grosso do Sul, vídeos com servidores para a reflexão do Dia da Consciência Negra, e muito mais – acesse aqui.


Equipe também lançou dois livros digitais no ano 

Outros três produtos compuseram o trabalho da Gerência de Site e Mídias Sociais da ALEMS. Com o disparo de 41 edições, a newsletter institucional é uma publicação semanal, enviada a mais de mil destinatários, que apresenta o resumo das atividades do Legislativo e os resultados das votações em plenário, como forma de ampliar os canais de transparência do Parlamento Estadual. A newsletter Ação ALEMS pode ser conferida neste link no site da Casa de Leis, pelo aplicativo da Casa de Leis (Android/iOS) ou via e-mail, por meio de cadastro disponível aqui.

Já o Informe Covid iniciou em 2020 e em 2021 publicou mais quatro edições em que mostra as ações de combate à pandemia da Covid-19 – confira todas as publicações aqui. Para os ouvintes, a novidade foi a estreia do Podcast Falando da Casa. O objetivo da produção é levar ao cidadão informações e curiosidades do Poder Legislativo de forma intimista e espontânea, com convidados diferentes a cada edição. Os episódios estão disponíveis na plataforma Spotify e na programação da Rádio ALEMS, com quem a Gerência firma parceria para a realização de mais esse produto comunicacional.

Para mais detalhes de toda a equipe envolvida, dados de alcance e atividades implementadas pela Gerência de Site e Mídias Sociais você encontra no Balanço geral do ano clicando aqui.

*Colaboraram: Evellyn Abelha, Aline Kraemer e Michel Dávila

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.