Poder Legislativo dá mais um passo para sinal aberto de TV e Rádio

Imagem: Presidente da Câmara, vereador Carlão, e presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa, assinaram novo termo de cooperação
Presidente da Câmara, vereador Carlão, e presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa, assinaram novo termo de cooperação
17/12/2021 - 08:00 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Izaías Medeiros

O sonho de transmitir os conteúdos da TV e da Rádio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) em sinal aberto a toda população está cada vez mais próximo. A estimativa é que em março de 2022 ao sintonizar a televisão no 5.3 e na nas ondas da FM 101.5, o cidadão possa acompanhar as notícias do Parlamento também por esses canais.

Nesta semana, mais um Termo de Cooperação Técnica foi assinado para veiculação de conteúdos. Dessa vez, com a Câmara de Vereadores de Campo Grande. “A união entre as Casas é fundamental para informar a população sobre as ações do Legislativo, além de demonstrar nosso compromisso com a transparência”, parabenizou o presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB).

O gerente de TV e Rádio da ALEMS, Maurício Picarelli, explicou que a parceria é composta também com a TV e Rádio do Senado Federal, assim como também serão exibidas programações da TV e Rádio Câmara Federal – saiba mais aqui.

“É um motivo de muito orgulho para nós esse sinal aberto e poder firmar mais essa cooperação técnica, pois temos uma expectativa muito grande para o ano que vem. Serão 5 horas de programação local na rádio e estamos produzindo conteúdos há praticamente dois anos para nos preparar para a estreia”, ressaltou Picarelli.

De acordo com o coordenador da TV ALEMS, Alessandro Perin, a equipe está preparada. "Tivemos um tempo de adaptação de quase três anos para testar equipamentos e equipe, com materiais ao vivo e gravados. Hoje estamos caminhando para o sinal aberto e com novos equipamentos sendo comprados, em fase de licitação. Cerca de 30% da programação deverá ser feita de maneira ao vivo, em um estúdio aqui na ALEMS, já em fase de conclusão. Estamos preparados”, confirmou Perin.

A coordenadora da Rádio ALEMS, Karine Cortez, explicou que, atualmente, por ser uma rádio web, é possível acessar os conteúdos de qualquer lugar do mundo, mas que a sintonia local é muito esperada. "Com o sinal aberto, passando de Rádio web para também FM, nossa responsabilidade só aumenta. A equipe da Rádio ALEMS está muito empenhada nessa nova realidade e, por isso, acredito que os ouvintes e os deputados ficarão muito satisfeitos com as novidades que estamos preparando para 2022", destacou.

De acordo com o presidente da Casa de Leis de Campo Grande, vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, a reunião marcou para cooperação técnica concretizou a “realização de um sonho”, e foi um “momento ímpar” na história de Campo Grande. “Agora teremos condições de mostrar o que está sendo feito dentro do Legislativo, os avanços para a cidade e a importância do trabalho dos vereadores, assim como o que é feito pelos deputados estaduais na Assembleia”, comemorou.

Em novembro, o gestor da Rede Legislativa de Comunicação, Luiz Carlos Fonteles, visitou a planta de onde será implantada a torre de transmissão para os sinais abertos e as instalações da ALEMS em que serão investidos cerca de R$ 1,5 milhão pela TV Senado – reveja aqui.

Confira a programação da TV Assembleia também pelo Canal 9 da NET e da Rádio ALEMS clicando aqui. Além destes canais, o cidadão já pode acompanhar tudo o que se passa na ALEMS pelo Site Oficial http://www.al.ms.gov.br e mídias sociais pelo YoutubeFacebook, Instagram, Twitter ou ainda receber a newsletter Ação ALEMS neste link, pelo aplicativo da Casa de Leis (Android/iOS) ou via e-mail, por meio de cadastro disponível aqui. Seja incluído em na lista de WhatsApp (+55 67 3389-6393), enviando seu nome e telefone para este número.

 

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.