Combate ao coronavírus: Recomeço é tema da 9ª edição de informativo da ALEMS

Imagem: Assembleia Legislativa realiza diversas ações que ajudam Mato Grosso do Sul a se reerguer da crise causada pela pandemia
Assembleia Legislativa realiza diversas ações que ajudam Mato Grosso do Sul a se reerguer da crise causada pela pandemia
20/12/2021 - 17:00 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Wagner Guimarães

A proximidade de um novo ano suscita o desejo de renovar, de recomeçar, de retomar projetos. Esse sentimento é ainda maior neste doloroso tempo de pandemia. “Recomeço” é o tema do mais recente “ALEMS no combate ao coronavírus”, informativo produzido pela Comunicação Institucional da Casa de Leis e que chega à nona edição. Além de informações sobre as ações da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) no enfrentamento da pandemia, esta edição traz depoimentos de pessoas que experimentaram em suas vidas várias formas de recomeço.

O informativo mostra como as ações dos deputados têm contribuído para os sul-mato-grossenses retomarem suas atividades, suas rotinas, suas vidas. Desde o ano passado, a ALEMS aprovou 53 leis relacionadas à pandemia da Covid-19. Apenas em 2021, foram 41 normativas. Essas leis auxiliam, financeiramente, profissionais e empresas dos segmentos de bares, restaurantes, turismo e cultura, asseguram às famílias o direito básico à alimentação, reduzem o peso da carga tributária, reajustam remunerações de servidores públicos estaduais, entre outras disposições.

A Casa de Leis também tem atuação importante em favor dos municípios. No momento, por aprovação dos deputados, 17 municípios estão em estado de calamidade pública por causa da pandemia. Esse reconhecimento é importante para que os gestores municipais possam usar recursos em ações ligadas à pandemia sem descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Além disso, foram destinados R$ 36 milhões em emendas parlamentares aos municípios para serem usados em despesas com a Saúde.

Essas são algumas das ações da Casa de Leis no enfrentamento da pandemia e que ajudam no recomeço de Mato Grosso do Sul, buscando a melhoria da vida de todos, como destaca o deputado Paulo Corrêa (PSDB), presidente da Casa de Leis,. “Aprovamos propostas para que as pessoas pudessem ter chances iguais, com refinanciamentos e parcelamentos. A retomada foi isso, é estender a mão do Estado para que as pessoas façam com que seu negócio dê certo”, afirmou o parlamentar na entrevista de fim de ano, um dos destaques do informativo.  

As várias faces do recomeço


Márcia Chiad: "Foi muito importante esse crescimento"

Nesta edição do “ALEMS no combate ao coronavírus”, profissionais de diferentes áreas falaram sobre os sentidos diversos de recomeço. São mulheres que atuam como médica, empresária, professora e psicóloga.

“Nós conseguimos, de maneira geral, passar por essa crise com grandes aprendizados”, disse a empresária, jornalista e agricultora urbana Márcia Chiad. Ela afirmou que os aprendizados foram tanto em nível profissional quanto pessoal. “Foi muito importante esse crescimento. Só temos a  agradecer por terminar este ano com a empresa funcionando, com os funcionários recebendo seus salários em dia. Isso é bastante importante”, finalizou.


Michele Alves: "Estou cheia de boas energias"

A pediatra Michele Alves chegou a fechar seu consultório, mas conseguiu se reerguer. “Fechei o consultório no início da pandemia por quatro meses. Depois reabri o consultório em outro local com uma forma nova de atender, sabendo que seria tudo a passos pequenos, bem lentamente. Hoje, a demanda está bem maior, a procura está bem maior. Eu já consigo oferecer outros serviços para os meus pacientes”, contou Michele. "Em 2022, a princípio estou aguardando que venha com tudo. Estou muito animada, cheia de boas energias", conclui, com otimismo.


Karô Castanha: "Não devemos tapar os olhos para a vida"

Fazer o mundo melhor. Este é o grande desafio do recomeço, conforme a psicóloga e cantora Karô Castanha. “O recomeço a partir do pós-Covid é esse desafio de como poder fazer o mundo melhor, um mundo melhor para si, um mundo melhor para o coletivo”, considerou Karô. “O recomeço é esse desafio de parar para olhar para sua história e olhar, às vezes, para a história ao lado. Muitas vezes se desculpar, pedir desculpas para a outra pessoa, pensar numa experiência e vencer o medo, superar, suportar, para poder mudar”, acrescentou. E finaliza: "A questão é não tapar os olhos para esta vida. Esta vida é que importa. Estamos vivos e vamos viver".


Sandra Márcia: "Nada na vida é fácil, tudo requer luta"

A necessidade do recomeço vai além da pandemia. A professora Sandra Márcia vivencia recomeços em diversos momentos da sua história. “Antes de ser professora, fui diarista, empregada doméstica, cuidadora de idosos, babá, vendedora ambulante, comerciante. Por último, fui vendedora de picolé”, listou Sandra Márcia. “Voltei a estudar aos 36 anos de idade. No início, parecia tão difícil, quase que impossível, mas nada na vida é fácil, tudo requer sacrifício, luta. Porque a vida a gente começa. Vêm as lutas, labutas, dificuldades. Aí a gente recomeça”, ensina a professora.

Confira esta e outras edições do informativo “ALEMS no combate ao coronavírus” clicando aqui

Ouça o novo episódio do podcast Falando da Casa, que também traz o tema "Recomeço", clicando aqui

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.