Projeto institui campanha de conscientização para identificação de animais domésticos

Imagem:
12/05/2022 - 15:17 Por: Dani Mendes    Foto: Dani Mendes

Na última quarta-feira (11), o deputado Lucas de Lima (PDT), protocolou na Assembleia Legislativa (ALEMS) o Projeto de Lei 115/2022, que institui a Campanha de conscientização sobre a identificação de animais domésticos, em todo o Estado do Mato Grosso do Sul.

O projeto prevê a realização de ações educativas de conscientização quanto ao uso de coleiras com plaquetas que permitam a identificação do animal e o seu tutor, para, assim, reduzir o número de animais perdidos.

A campanha tem como diretrizes a divulgação de sugestões de dados básicos a serem inseridos na plaqueta de identificação, como nome do animal, do tutor e telefone de contato, e publicidade sobre tecnologias, como microchipagem.

“São muito frequentes os casos de fuga de animais que permanecem perdidos por tempo indefinido em razão da impossibilidade de identificação. Em situações como essa, é intenso o sofrimento do animal e do tutor, que acabam ficando separados mesmo com a divulgação, hoje em dia muito usual das redes sociais, e realização de buscas ativas”, justificou Lucas de Lima.

Ainda de acordo com o deputado, “Casos assim, podem ser evitados por meio da devida identificação dos animais domésticos por meio do uso de coleira com plaqueta que contenha dados básicos, como o nome do animal, o nome do tutor, e um telefone de contato. Se o animal escapar, mas estiver identificado, existe a possibilidade de localização do tutor, de forma mais célere. Sem a identificação, ainda que o animal seja encontrado, torna-se reduzida a chance de sua devolução ao seu lar de origem”.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.