Rota Bioceânica: Fórum na ALEMS debate benefícios do corredor na América do Sul

Imagem: Durante dois dias, Casa de Leis receberá autoridades brasileiras e estrangeiras para debater o Corredor Bioceânico
Durante dois dias, Casa de Leis receberá autoridades brasileiras e estrangeiras para debater o Corredor Bioceânico
13/05/2022 - 09:22 Por: Secretaria de Comunicação Institucional   Foto: Aline Kraemer

Nos dias 26 e 27 de maio, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) sedia o 1º Fórum “Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico’’, com a participação de autoridades nacionais e estrangeiras. O evento - que tem a presença confirmada do ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, e do ministro do Turismo, Carlos Alberto Gomes de Brito - promoverá a discussão do conjunto de benefícios proporcionados pelo projeto do Corredor Bioceânico. A programação é intensa e abrange palestras, assinaturas de convênios, painéis e mesas redondas.


Presidente Paulo Corrêa durante o lançamento da pedra

fundamental da ponte bioceânica, que ligará as cidades de

Porto Murtinho (MS-Brasil) a Carmelo Peralta (Paraguai)

(Foto: Chico Ribeiro)

“Propomos este grande evento juntamente com o governador Reinaldo Azambuja, o senador Nelsinho Trad, que é presidente da Frente Parlamentar Internacional do Corredor Bioceânico, e o prefeito Valdir Júnior, presidente da Assomasul [Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul]”, destacou o presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB).

O parlamentar também ressaltou a importância do fórum. “Participarão representantes dos governos e embaixadas dos países pelos quais passa a Rota Bioceânica. Vamos discutir acordos, convênios, logística, transporte, taxas aduaneiras, turismo, comércio, energia e mineração. Daqui, sairá uma carta de intenções a ser encaminhada ao Itamaraty”, enfatizou.

“Convido a população para esta programação intensa de trabalho exatamente para entendermos esse fluxo e como vai funcionar as aduanas, como vamos arrumar a construção desse acesso da ponte que sai da BR-267 em Porto Murtinho. É importante a participação de toda sociedade”, convidou Paulo Corrêa.

Para o presidente, o evento também será uma oportunidade para divulgar o potencial turístico de Mato Grosso do Sul. “Precisamos mostrar nossas belezas do Pantanal, as águas cristalinas de Bonito e nosso cartão de visita, que é o Bioparque do Pantanal”, listou o presidente.

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) vem incentivando os prefeitos a participarem do encontro. “Precisamos debater o assunto de interesse do nosso Estado, que vai alavancar a economia de MS e do país”, comentou. 


Interlocução do Ministério das Relações Exteriores com a ALEMS:

Paulo Corrêa e o ministro João Carlos Parkinson de Castro

(Foto: Wagner Guimarães)

O coordenador nacional do Corredor Rodoviário Bioceânico, ministro de carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, mencionou alguns dos impactos na economia para o Estado e para o país. “Mato Grosso do Sul deverá tornar-se um “hub” logístico nacional, com a redução de custos e do tempo de viagem. O acesso facilitado a produtos asiáticos possibilitará a expansão da base industrial e a inserção nas cadeias globais de valor", disse.

Ainda de acordo com Parkinson, o corredor promoverá parcerias com produtores argentinos, paraguaios e chilenos. “Isso forçará o empresário sul-mato-grossense a engajar-se nas práticas do comércio exterior, desenvolver sua própria logística e conhecer seu entorno geográfico. O corredor transformará a realidade do Estado e detalhes sobre esses benefícios serão discutidos no fórum”, argumentou.

Serviço

O evento é uma organização do Ministério das Relações Exteriores e realizado pela ALEMS em conjunto com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Frente Parlamentar Internacional do Corredor Bioceânico e a Assomasul. O Palácio Guaicurus, sede do Poder Legislativo, está situado na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, Parque dos Poderes, Bloco 9, no Jardim Veraneio, em Campo Grande-MS.

O público poderá acompanhar o evento por meio do canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, Youtube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS). Para participar presencialmente, será necessário o cadastro por meio do link de inscrição.

A imprensa deverá se cadastrar para fazer a cobertura do evento. Mais informações podem ser obtidas clicando aqui

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.