Após dois anos, Comenda Wilson Fadul volta a homenagear trabalhadores sul-mato-grossenses

Imagem:
12/05/2022 - 20:50 Por: Assessoria de Imprensa   Foto: Marcos Quinhonez

Por proposição do deputado estadual Felipe Orro (PSD), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou nesta quinta-feira (12) mais uma sessão solene em comemoração ao Dia do Trabalhador, com entrega da Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul. A cerimônia, que foi suspensa durante dois anos por conta da pandemia do Covid-19, voltou a ser realizada na Casa de Leis, reconhecendo a atuação de profissionais em prol do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

O deputado Felipe Orro enaltece que a solenidade "é de suma importância para homenagear cidadãos em nome de todos os trabalhadores sul-mato-grossenses, que dedicam suas vidas para ajudar no desenvolvimento do nosso Estado e assim, se destacaram exclusivamente pelo mérito de seu trabalho", explica o parlamentar.

Felipe Orro acrescenta que "com a entrega da Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul, estamos honrando profissionais que construíram seu legado profissional ancorados no trabalho árduo, digno e honesto”.

Na noite desta quinta-feira o deputado estadual Felipe Orro indicou 18 homenageados: Dr. Lúcio Flávio Sunakozawa, Dom Dimas Lara, Dr. Laércio Padoim, Márcia Clarice Ewerling, Dra. Elizabete Anache, Dr. Sérgio Ricardo Ocampos, Dr. Helton Fonseca Bernardes, Dr. Lázaro José Gomes Júnior, Dr. José Mauro Filho, Dr. Fábio Possik Salamene, Eronildes Constant dos Santos, Odilon Trindade Valençoela, Dr. Clóvis Ribeiro Cintra Neto, Profª Santina Lúcia Melo Falcão, Dr. Rubens Nunes da Cunha, Pr. Denilson Cordeiro da Fonseca, Célio Vilela de Andrade, Pe. Reginaldo Nascimento Padilha e Adriana Georges Sleiman.

Ministro Wilson Fadul

Wilson Fadul foi escolhido para dar nome à Comenda por sua forte atuação política no então Mato Grosso uno. Quando ministro da Saúde no governo de João Goulart, Fadul iniciou a produção nacional de medicamentos, acabando com a dependência do Brasil com laboratórios estrangeiros.

Wilson Fadul militou na política no então Mato Grosso uno em 1946. Após se formar em Medicina, entrou na Aeronáutica, sendo transferido como segundo-tenente para servir na Base Aérea de Campo Grande. Teve os direitos políticos cassados pela ditadura militar e passou a residir no Rio de Janeiro em 1964. Com a reabertura política, em 1979, ajudou Leonel Brizola a fundar o PDT e retornou a Mato Grosso do Sul, onde organizou o partido e foi o primeiro candidato a governador. Morreu aos 91 anos de idade no Rio de Janeiro.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.