Discriminação contra pessoas com autismo pode resultar em multa de até 2 mil Uferms

Imagem: Deputado Evander Vendramini é o autor da proposta que estabelece infrações administrativas a quem discriminar pessoas com autismo
Deputado Evander Vendramini é o autor da proposta que estabelece infrações administrativas a quem discriminar pessoas com autismo
17/05/2022 - 13:35 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Adriana Viana

Práticas discriminatórias contra pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) poderão resultar em infrações administrativas. É o que dispõe o Projeto de Lei 124/2022, protocolado pelo deputado Evander Vendramini (PP) nesta terça-feira (17) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Entre as punições, está multa de até 2 mil Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência). 

A proposta estabelece “infrações administrativas a condutas discriminatórias cometida por agentes públicos e por pessoas jurídicas contra pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA)”. A medida tem como base a Lei 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, e a Lei 13.146/2015, que criou a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

O projeto prevê advertência escrita e multa de 1 mil Uferms, no caso de pessoa física e de 2 mil Uferms em se tratando de pessoa jurífica. O infrator também poderá ser encaminhado para participar de palestras educativas ministrada por entidade pública ou privada de defesa de pessoas com TEA e atuar como voluntário nos Centros de Atendimentos às pessoas com autismo.

O deputado deve apresentar o projeto na sessão desta quarta-feira (18). Depois seguirá para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso seja considerado constitucional, continuará tramitando na Casa de Leis com votações das comissões de mérito e em sessões plenárias.  

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.